loading...
Sponser

Ministro Marcos Pontes recebe comunidade científica para debater alternativas para a Ciência brasileira

Ministro Marcos Pontes recebe comunidade científica para debater alternativas para a Ciência brasileira

Representantes da comunidade científica foram recebidos pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, nesta tarde de quinta-feira (09/05), no auditório do ministério, em Brasília. 

Professores, cientistas e pesquisadores estão preocupados com as decisões do governo federal de cortar recursos orçamentários para as universidades públicas, responsáveis por 70% da produção científica brasileira. 

O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, participou da reunião com o ministro e revelou a autoridade a preocupação dos pesquisadores cearenses. “As verbas para a Ciência vêm sendo contingenciadas desde 2010, todavia, foi em 2017, no governo Michel Temer, que a situação piorou”, disse. 

Enio Pontes lembrou que o governo anterior cortou 44% dos investimentos destinados à ciência e tecnologia, obrigando muitos pesquisadores a deixarem o país em busca de condições para continuar com os projetos. “Muitos laboratórios já estão praticamente fechados e pesquisas importantes, sobretudo na área de saúde, estão paradas, gerando um prejuízo enorme a população”, lamentou. 

.Pela manhã, o ministro Marcos Pontes reuniu-se reservadamente com dirigentes de entidades científicas e recebeu delas uma série de reivindicações visando buscar uma retomada dos investimentos no setor ainda em 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *