Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Adufc-sindicato realiza debate sobre Reforma da Previdência e Funpresp

Na próxima quarta-feira, dia 27, às 18h30, na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará – Fortaleza, será realizado debate sobre “A Reforma da Previdência na perspectiva da Funpresp”, com o docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex presidente do Proifes-Federação, Prof. Eduardo Rolim, especialista no assunto.

O tema é de suma importância para os professores que ingressaram no serviço público a partir de 04/02/2013, pois terão o valor da aposentadoria restrito ao limite estabelecido pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Na ocasião o professor Eduardo Rolim estará à disposição para tirar dúvidas e esclarecer a nova reforma na perspectiva da a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Benefícios da Funpresp:

É preciso distinguir duas situações. Primeiro, para os servidores federais que ingressaram na União após 2013, os benefícios são bastante claros porque, aderindo à Funpresp (que por ser previdência complementar é sempre facultativa, por determinação do art. 202 da CF), passa a haver a possibilidade de complementação da aposentadoria para além do valor-teto do INSS (R$ 5.645,80) que é o máximo que este servidor vai ter de aposentadoria pública.

O servidor passa a contribuir mensalmente com um percentual incidente sobre o valor bruto dos seus vencimentos que ultrapassa esse teto do INSS e recebe o mesmo valor (contrapartida) de contribuição da União, que são depositados ambos em sua conta privada para formar o fundo que complementará o benefício público no futuro.

SERVIÇO

Palestra: Reforma da Previdência na perspectiva da Funpresp
Data: 27.02 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Sede da Adufc-Sindicato (Av. da Universidade, 2346 – Benfica)

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]