Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Governo publica MP que adia para 2020 reajuste dos servidores públicos

O governo publicou no último sábado (1), no “Diário Oficial da União”, a medida provisória 849, que adia o pagamento do reajuste dos servidores públicos federais para 2020, até então previsto para o ano que vem. 

A decisão foi comunicada na sexta-feira (31) pelo atual ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, durante apresentação da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019, entregue pelo Poder Executivo ao Congresso. Na quinta-feira (30), Michel Temer chegou a dizer que não suspenderia o aumento.

Dessa forma, o governo Temer quer adiar a execução de acordos salariais e de reestruturação de carreira firmados em 2015 – acordos esses que foram transformados em Lei e sancionados pelo próprio Temer em 2016. 

A proposta ainda será analisada por uma comissão mista de deputados e senadores, antes de ser encaminhada para o Plenário da Câmara (A MP, assim que publicada, tem força de lei. Porém, depois tem de passar pela aprovação do Congresso Nacional).

A medida alcançará 209 mil servidores civis ativos e 163 mil inativos do governo federal (dentre eles os professores), que receberiam percentuais de 4,5 a 6,3% de aumento na remuneração.

O atual governo já tentou descumprir o acordo duas vezes este ano

Primeiro foi com a Medida Provisória (MP) 805, que adiaria os reajustes de 2018. A MP foi suspensa por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), acabou caducando e não foi votada na Câmara Federal, em abril. Depois, na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019, o governo fracassou novamente em sua tentativa de adiar os reajustes, graças à mobilização dos servidores e servidoras e à pressão que exerceram junto ao Congresso Nacional. 

Entenda os Acordos Salariais 

Em 2015 o governo Dilma firmou uma série de acordos salariais com os servidores públicos, nos quais algumas categorias, como foi o caso dos professores, assinaram acordos por dois anos, em percentuais de 5,5% em 2016 e 5% em 2017.

Outras categorias assinaram acordos por quatro anos, com mais duas parcelas além das anteriores, de 4,5% em 2018 e 4% em 2019. Ou seja, todos os servidores que assinaram acordos tiveram reajustes que não foram suficientes nem para repor as perdas inflacionárias verificadas ao longo destes anos. 

No caso dos professores e professoras, cujo último reajuste antes do acordo foi em março de 2015, as perdas hoje estão em cerca de 9%, justamente o oposto do que diz a grande mídia que defende o adiamento dos reajustes, alegando que estes aumentariam a folha de pagamento muito acima da inflação, o que é uma mentira. 

Nos acordos então firmados, algumas categorias, como a dos professores, negociaram uma reestruturação de suas carreiras, que não se configura em reajuste, prevendo esta reestruturação em três parcelas, a segunda paga na primeira semana desse mês de setembro (Saiba mais AQUI), e a última a ser paga em agosto de 2019. O governo Temer quer igualmente adiar esta parcela de 2019, mesmo que ela não possa ser considerada reajuste salarial.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]