Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Adufc-Sindicato participa do lançamento do Ano Municipal das Ciências para marcar os 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade

O prefeito do município de Sobral, Ivo Ferreira Gomes, assinou na última terça-feira (30/05), Decreto instituindo o “Ano Municipal das Ciências”. O ato aconteceu na Praça do Patrocínio, diante de grande público, e com a presença da vice-governadora, Isolda Cela, do presidente nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, Professor Ildeu de Castro, além de professores, cientistas e pesquisadores.

O Decreto assinado por Ivo Gomes faz parte das ações em comemoração à comprovação da Teoria da Relatividade, proposta pelo Físico alemão Albert Einstein. Um experimento feito no município, em 1919, durante a ocorrência de um eclipse solar, permitiu a comprovação dos postulados de Einstein.      

O presidente da Adufc-Sindicato, Professor Enio Pontes, compareceu ao evento representando a entidade. Ele informou que a Adufc apoia as atividades do município alusivas aos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, por meio de convênio com a SBPC. “A entidade estará presente, juntamente com a SBPC, promovendo ações culturais e científicas no Ano Municipal das Ciências”. 

Enio Pontes explicou que a comprovação, em Sobral, da Teoria do Físico alemão, tem um valor muito grande porque modificou completamente a maneira de compreender a Física: “Apesar de genial, a formulação sobre a gravidade de Isaac Newton foi substituída pela noção de espaço-tempo, cujo teor é muito mais apropriado para explicar, por exemplo, as ondas gravitacionais”.

Ildeu de Castro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC afirmou que em maio de 2019 cientistas brasileiros e internacionais se reunirão em Sobral para marcar a importância da comprovação da Teoria da Relatividade. “Esse impacto enorme na Física e na nossa visão de mundo, causado pela comprovação, passa a ser dividido com a população de Sobral e região com maior efetividade”, finalizou.

Escolha de Sobral

Informativo ADUFC-Sindicato

O município da Região Norte do Ceará foi o escolhido pelo cientista alemão por possuir a melhor localização para a observação do eclipse solar mais importante daquele Século. O prefeito Ivo Gomes ressaltou a importância que a realização do experimento teve para o município: “Aqui, ao longo do ano, teremos a aproximação de cientistas, estudantes e pessoas que se interessam pelo tema”.

Ivo Gomes também comentou sobre o impacto que a divulgação do experimento realizado em Sobral terá para a economia do município: “O Brasil é um país pobre e o município de Sobral está no Nordeste do país. O nosso solo não favorece a agricultura, portanto, é no turismo que podemos melhorar a economia, gerar emprego e renda para as pessoas”.

No final de sua fala, o prefeito de Sobral agradeceu a Adufc-Sindicato pelo apoio: “Quero agradecer à Adufc pelo apoio que tem dado. Temos feito as nossas reuniões de organização lá na entidade sempre às segundas-feiras”.

Exposição e reabertura do Planetário de Sobral

A exposição traz fotografias da época e do fenômeno. Esse acontecimento, de extraordinária importância para a ciência mundial, esteve associado à comprovação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, que alterou profundamente a nossa visão sobre o universo. Já o Planetário foi reaberto ao público com uma sessão sobre “a origem da vida”.

Arte para explicar a Luz

Os integrantes do Grupo de Teatro Seara, apresentaram o espetáculo denominado “A natureza da Luz”, quando os personagens dos cientistas Isaac Newton, Christian Huygens e Albert Einstein debateram sobre as teses que cada um defendia quanto a origem e a composição da luz.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]