Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Lançamento do livro “50 casos clínicos sem fisioterapia”

Professores do Departamento de Fisioterapia da UFC irão lançar o livro “50 Casos Clínicos em Fisioterapia” na próxima terça-feira (24), às 17 horas, na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010). A obra foi publicada pela Editora Sanar e tem os casos clínicos com discussão inteiramente baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde- CIF. 

São 50 capítulos contemplando as seguintes áreas da fisioterapia: Fisioterapia Cardiovascular; Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia do Trabalho; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia em Oncologia; Fisioterapia Respiratória; Traumato-Ortopédica; Saúde da Mulher; Terapia Intensiva; e Fisioterapia Esportiva.

Todos os casos clínicos foram desenhados com o objetivo de aprimorar o raciocínio clínico com base na CIF. O material é indicado para estudantes, profissionais, pesquisadores e professores.

Entre os autores estão pesquisadores e professores de diversas instituições de ensino, como UFC, UNIFAP, UNIFOR, UNICAMP, USP, entre outras.

Mais informações sobre o livro e material gratuito: https://goo.gl/LA6Uc9

Sobre os autores do livro:

Camila Ferreira Leite

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp (2003), Aprimoramento em Fisioterapia Cardio-respiratória pela Universidade de São Paulo, USP-Ribeirão Preto (2005), Mestrado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2010) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM (2015). É Especialista Profissional em Terapia Intensiva (COFFITO) (2015). Foi cientista visitante da Ludwig-Maximilian Universität (Munique/Alemanha), onde desenvolveu atividades no Walter Brendel Center of Experimental Medicine ligadas ao projeto “Inflammatory and genotoxic effects of engineered nanomaterials, NANOSH”; (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, em regime de dedicação exclusiva. É editora de seção da revista Fisioterapia e Saúde Funcional (área Fisioterapia Cardiorrespiratória).

Shamyr Sulyvan de Castro

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado (bolsa CNPq) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado (bolsa FAPESP) na mesma área e instituição (2010). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde das pessoas com deficiências, acessibilidade, exclusão social, inquéritos de saúde e análise de bancos de dados populacionais. Foi supervisor de estágio em geriatria/gerontologia na Universidade Ibirapuera. Fez doutorado-sanduíche (bolsa CNPq) na Ludwig-Maximilian Universität, em Munique, Alemanha, no ICF-Branch Research onde desenvolveu a temática da acessibilidade no contexto da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), bem como sua aplicabilidade nas diversas áreas da saúde. Foi professor adjunto da disciplina de Epidemiologia, Saúde Coletiva e Fisioterapia Preventiva na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Atualmente é docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Ceará – UFC, onde trabalha com as disciplinas de gerontologia, internato II e indivíduo, cultura e sociedade.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]