Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Adufc e SBPC apoiam evento que marcará os 100 anos da Teoria da Relatividade

O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, e o presidente nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência -SBPC, professor Ildeu de Castro, estiveram nesta quarta-feira (04), no município de Sobral, na Região Norte do Estado, para participar de uma reunião de trabalho com o prefeito Ivo Gomes.  

O encontro tratou da organização do evento em comemoração aos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade. Os representantes da seccional cearense da SBPC, professores Armênio Aguiar e Cláudia Linhares, além da direção do Instituto dos Arquitetos IAB também participaram.

O prefeito Ivo Gomes afirmou que a intenção e iniciar comemoração do centenário já no próximo mês de maio, para possibilitar que haja o ano inteiro de comemorações, no que chamou de “Ano Municipal das Ciências”. O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, louvou a iniciativa do município e colocou a entidade que dirige a disposição para a realização de eventos conjuntos em Sobral e Fortaleza:

“A comprovação da Teoria da Relatividade foi um marco extraordinário para a Ciência moderna e tivemos o privilégio de termos o experimento realizado em Sobral, aqui no Ceará. Colocamos a infraestrutura da Adufc, em Fortaleza, a disposição para receber em parceria com a prefeitura de Sobral, eventos que marcarão esse grande feito”, ressaltou. 

De acordo com o presidente da SBPC, professor Ildeu de Castro, o centenário da comprovação da Teoria da Relatividade é um dos eventos mais importantes na agenda da sociedade neste ano. “Sobral é citada no mundo todo, em todas as publicações científicas, por conta desse fato tão importante. Cientistas do mundo inteiro deverão vir pra Sobral para as comemorações”, argumentou.

Estão previstas várias atividades para marcar a data como palestras, exposições, congressos, simpósios, além da construção de um monumento em alusão à comprovação da teoria estão entre os eventos que começaram a ser organizados pela Prefeitura, em parceria com a Adufc-Sindicato, SBPC e IAB. 

O experimento que mudou a Ciência

No dia 29 de maio de 1919, Sobral entrou para o cenário mundial como palco da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, que revolucionou a ciência moderna. E derrubou ideias fundamentais da Física Clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim, grandezas relativas, que dependiam do observador.

O local de observação do eclipse que proporcionou a comprovação da Teoria de Einstein foi a Praça do Patrocínio em Sobral. Instrumentos astronômicos de primeira qualidade, para a época, foram montados para a observação do eclipse. No momento em que a lua cobriu o Sol, várias chapas fotográficas, de câmeras acopladas a telescópios, foram tiradas em sucessão, para registrar a posição das estrelas que estivessem próximas à borda do Sol. O eclipse teve início às 8h55min e durou cinco minutos e 13 segundos. A conclusão foi a de que Einstein estava certo.

O próprio Einstein, em passagem pelo Rio de Janeiro, reconheceu a contribuição de Sobral para o feito, uma das maiores conquistas intelectuais da humanidade: “O problema concebido pelo meu cérebro, incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil.” (Albert Einstein).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]