Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Participação das mulheres na Ciência é tema da debate na Secitece

A professora Helena Serra Azul, vice-presidente da Adufc-Sindicato, participou na manhã da última quinta-feira (8) de debate na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) sobre a participação ativa das mulheres na construção da Ciência. O evento foi uma programação especial do Dia da Mulher.

Na ocasião, a professora Helena falou sobre a importância da mulher dentro das universidades e nas pesquisas científicas, junto a outras professoras doutoras da URCA, UFC, UECE e da coordenadora do Instituto de mulheres e Igualdade Racial do Ceará. 

A professora Doutora Paula Lenz, diretora administrativo-financeira da FUNCAP, conduziu as discussões do “Café Debate: As Mulheres e a Ciência”. Lenz traçou um histórico mostrando que a presença das mulheres na Ciência, embora pequena, vem desde a antiguidade. 

A diretora também destacou a iniciativa do CNPq ao lançar o Programa Pioneiras da Ciência no Brasil, que já está em sua sexta edição, mostrando a história de mulheres que contribuíram para o avanço da Ciência no País. Ao todo já foram homenageadas 70 mulheres de diversas áreas do conhecimento, como Biologia, Psicologia, Química e Física.

Para a professora Helena, ainda existe um número pequeno de mulheres em relação aos homens no meio acadêmico, principalmente na área de exatas, e uma das grandes causas é a cultura machista. “Há um vácuo muito grande na questão do poder, mas isso não é uma questão de colocar a mulher contra o homem, e sim de garantir que os esforços das mulheres sejam reconhecidos”, contestou. 

Estiveram presentes também no evento o Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda; a pesquisadora da UFC, Claudia do Ó; a Coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Flaviana Pereira; da Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado Ceará, Zelma Madeira e Camila Silveira, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Ceará.

Para conferir a cobertura completa do evento, acesse a matéria no site da Secitece: https://goo.gl/m8Riz3

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]