Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Celebração do Dia dos Professores em Russas é marcada pelo discurso de unicidade na categoria docente

O Campus da UFC em Russas recebeu a comemoração do Dia dos Professores da Adufc-Sindicato na noite da última quarta-feira (18). Estiveram presentes na celebração o presidente do Sindicato, professor Enio Pontes, a secretária-geral, professora Yacy Mendonça e o diretor do Campus em Russas, professor Lindberg Gonçalves.

A UFC foi inaugurada na cidade de Russas há quase três anos (28 de julho de 2014) e desde então as confraternizações que a Adufc-Sindicato organiza para seus docentes no município têm sido realizadas, em sua maioria, no campus da universidade – uma demanda do professor Lindberg Gonçalves, que faz questão de valorizar o local e sua estrutura.

Informativo ADUFC-Sindicato

No momento de agradecer a participação dos professores, o diretor do Campus relembrou o processo de expansão da universidade na cidade e se mostrou otimista diante do quadro de dificuldade na política brasileira atual. Segundo o professor Lindberg, a UFC é uma das poucas universidades que ainda estão conseguindo atravessar esse momento de cortes no orçamento sem perturbar o andamento das atividades nos campi.

‘’Não adianta se lamentar, o país é esse e temos que brigar pelo que acreditamos. Temos que aprender a conviver na dificuldade e vê-la como uma oportunidade de criar coisas novas. Nesse sentido, temos o Sindicato para ir atrás dos nossos direitos. Nosso campus ainda tem um número considerável de professores não sindicalizados e esse não é o caminho, precisamos nos fortalecer e manter uma unidade’’, indagou o diretor.

A UFC em Russas conta com o corpo docente de 29 professores, distribuídos entre os 5 cursos de graduação. Desse total, 16 são filiados a Adufc-Sindicato.

O professor Enio Pontes aproveitou a ocasião para parabenizar aos docentes pela nobre profissão, onde segundo ele são formados todos os pilares profissionais da sociedade, e também para reforçar a ideia de ser otimista e acreditar que o período de crise é uma oportunidade de fortalecer a categoria e lutar pelo crescimento da educação.

‘’Na crise aparecem as pessoas de destaque, que podem fazer a diferença e mudar a situação para melhor. O momento é sim de unidade e a Adufc precisa do apoio dos seus docentes para seguir em frente e garantir que não haja desmonte nas universidades’’, destacou o presidente.

Informativo ADUFC-Sindicato

Em uma fala emocionada, a professora Yacy Mendonça encerrou os discursos alertando os presentes sobre os cortes de financiamento nas bolsas de pós-doutorado, extensão, iniciação científica e iniciação da carreira docente. ‘’Estamos com ¼ das verbas de educação que tínhamos a 4 anos atrás. Isso é muito grave, a destruição da universidade pública está em curso. A universidade pública é um legado e é nosso dever defendê-la. Vamos juntar nossas forças, isso é muito importante pros nossos filhos, nossos netos, para o que vem depois da gente.’’

Datas das Comemorações do Dia dos Professores

27 de outubro – Dia dos Professores em Fortaleza

Local e Horário: Lulas Buffet – Salão Plazzá (Rua Atiliano de Moura, 500 – Guararapes), às 20 horas

*Pulseiras estão sendo distribuídas na sede do Sindicato em Fortaleza até o dia 25 de outubro.

31 de outubro – Dia dos Professores em Sobral

Local e Horário: Local: Buffet Dona Flor (R. Iolanda P. C. Barreto, 295 – Derby Clube), às 21 horas

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]