Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Dia Nacional de Mobilização é marcado por debate sobre a dívida pública e seus impactos

Como atividade do Dia Nacional de Mobilização em defesa do serviço público, foi realizado nesta quinta-feira (14) debate com o tema ”Dívida pública e seus impactos: Funpresp e Ciência e Tecnologia” no auditório da FEAAC.

O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, compareceu ao debate e ministrou palestra, onde fez um parâmetro da situação da área da Ciência e Tecnologia no Brasil e no mundo. Ele apresentou dados que mostram o Brasil em 1º lugar em um ranking de países na América Latina com publicações científicas de prestígio, porém, a pesquisa científica no país corresponde apenas a 3% da produção mundial.

O professor seguiu o debate explicando que o governo Temer trouxe vários cortes no investimento na pesquisa científica nas universidades federais, com redução de 19 a 45% no custeio em relação a 2016. ”As consequências serão a queda da qualidade acadêmica, além de uma instabilidade administrativa”, afirmou Enio.

A justificativa do governo federal para os cortes na área de Ciência e Tecnologia é que o ajuste fiscal é necessário para equilibrar a economia e controlar os gastos públicos. No entanto, o presidente da Adufc-Sindicato explicou que a real intenção é conseguir fazer um “Superávit Primário” das contas públicas para pagar o chamado “Serviço da Dívida” (Juros da Dívida Pública Brasileira).

”O corte na Ciência e Tecnologia é parte de um corte geral de 42 bilhões de reais do orçamento federal, o que equivale a 28% sobre todos os departamentos governamentais. Por isso o corte para a Ciência é particularmente grave”, completou o professor Enio.

Ele finalizou a palestra apontando caminhos para a retomada do investimento na área de pesquisa científica, dentre elas está a redução na burocracia das legislações de compras e de contratações inerentes ao setor público. ”Essas restrições burocráticas e institucionais representam um entrave significativo e reduzem a eficiência da pesquisa. Precisamos de uma mudança radical na atual política econômica do Governo Federal.”

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]