Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Fórum Nacional Popular de Educação tem participação da Adufc-Sindicato na sede do PROIFES, em Brasília

Debater o Documento de Orientações e Recomendações da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2018 e ainda definir um calendário de ações da Conferência nos Estados, Distrito Federal e Municípios. Estas foram as principais pautas do encontro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), realizado nesta segunda-feira (11), em Brasília, na sede do Proifes-Federação, que atualmente sedia também a secretaria nacional do FNPE.

O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, participou do evento como representante no Fórum da Adufc-Sindicato e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em sua fala, o presidente do Sindicato criticou a decisão do governo federal em promover profundos cortes nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Para Enio, a justificativa do governo em promover o ajuste fiscal ao extinguir o Ministério da Ciência e Tecnologia, além de diminuir drasticamente o orçamento para a pesquisa científica não se sustenta. “Na verdade, o que está por trás é o desmonte da Ciência e da Tecnologia e consequentemente das universidades públicas. O governo deseja economizar dinheiro cortando os recursos destinados à educação e a Ciência e Tecnologia para cumprir com o pagamento dos juros da Dívida Pública”, pontuou.

O presidente da Adufc-Sindicato explicou ainda que o Sistema da Dívida Pública constitucionalmente deve financiar a sociedade, mas “nesse modelo atual”, serve apenas para enriquecer ainda mais o sistema financeiro.

O diretor de Relações Internacionais da ADUFScar-Sindicato, professor Gil Vicente, corroborou o comentário do professor Enio Pontes e afirmou que as taxas de juros reais da economia estão acima de 5%, uma das mais elevadas do mundo. “A intenção desse governo que está aí é dar dinheiro para o grande capital”, disse. Para Gil, o plano desse governo é acabar com a previdência social.

Estiveram, também, presentes representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Fóruns EJA, Fórum Nacional de Diretores de Faculdades (FORUMDIR), União Brasileira de Mulheres (UBM), Sindiedutec-PR, Sindiupes, ANPAE-PA, UNCME-GO, SindiFCE, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]