Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Privatização e Mercantilização da Educação é tema de palestra na Adufc-Sindicato

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) traz mais uma palestra para falar da educação brasileira, com o tema ”Modelo de Privatização e Mercantilização da educação no Brasil e a relação com a Escola Sem Partido.”

Ministrado pela vice-coordenadora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), professora Madalena Guasco, o evento acontecerá no dia 16 de setembro, às 10 horas, na sede da Adufc-Sindicato em Fortaleza.

O Programa Escola sem Partido é uma proposta de lei que torna obrigatória a afixação em todas as salas de aula do ensino fundamental e médio um cartaz com os seguintes dizeres: https://goo.gl/ekMg49

A palestrante deve fazer uma análise do que representa esse projeto para o sistema educacional brasileiro, dentro do contexto atual de privatização e mercantilização da educação, e como isso afeta o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula.

Para a professora Madalena, a Escola Sem Partido descumpre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), segundo ela ”essa proposta fere os princípios da Constituição e os princípios da LDB, que diz que a escola deve formar o cidadão e que para isso existe a segurança da liberdade acadêmica.”

*Como uma prévia da palestra, confira breve entrevista da professora Madalena Guasco, falando sobre o Escola Sem Partido: https://goo.gl/aQwfX4

*O evento é gratuito e aberto ao público.

Currículo da professora Madalena Guasco

Membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE), como representante da Confederação Nacional Dos Trabalhadores Em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE).

Possui doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (1997). Professora doutora da PUC, titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretora Geral do Centro de Educação da PUC SP (1999 a 2009). Membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) (2006 a 2010). Membro do Conselho membro do conselho universitário da PUC SP (2011 a 2013). Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) Gestão (2003-2006) (2006-2009) (2009-2012) (2012-2016). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Cotidiano Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação e contemporaneidade, concepções de formação e políticas públicas.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]