Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Nr. 7 • 28 de agosto de 2017

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 1 • Nr. 7 • 28 de agosto de 2017

Debate sobre o movimento sindical e o cenário educacional marca palestra na Adufc-Sindicato

Informativo ADUFC-Sindicato

Na noite desta quinta-feira (24), a convite da Adufc-Sindicato, a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidente da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), professora Fátima Silva, esteve em Fortaleza, na sede da entidade, promovendo palestra com o tema ”Movimento Sindical e o cenário educacional no Brasil e na América Latina.”

A palestrante tem viajado a América Latina realizando debates sobre educação e política, como representante da IEAL, e fez um parâmetro do que está acontecendo atualmente em países do continente, como Chile, Bolívia, Argentina, entre outros.

Ela relembrou o período de ditaduras que o continente, como um todo, vivenciou e a resistência dos povos desses países diante de governos neoliberais, privatistas e ligados ao capital internacional.

E chegando a um momento mais recente, a professora contextualizou, ”tivemos, nos últimos 15 anos, governos no campo democrático popular. De 18 países (da América Latina), 10 tiveram governos nessa linha, ligados a lutas populares e em combate a ditaduras. Esses governos também se comunicaram entre si e existiu uma linha de coalizão, mas também com muitas contradições dentro de cada governo.”

Falando do Brasil, Fátima fez uma análise dos últimos anos na esfera política, discorrendo sobre o cenário educacional atual e o papel dos sindicatos diante dos desmontes e falta de recursos para a educação.

A secretária-geral do CNTE acredita que o momento é de resistência e usou a criação do Fórum Nacional Popular de Educação como exemplo (FNPE). Para ela, após o Ministério da Educação (MEC) ter destituído o Fórum Nacional de Educação, as 41 entidades agora vinculadas ao FNPE deram uma grande resposta ao governo federal: os sindicatos e movimentos sociais não vão parar e não devem aceitar retrocessos.

A professora e militante encerrou a palestra agradecendo a Adufc-Sindicato pela oportunidade do debate e também aproveitou para enfatizar a importância de defender os direitos sociais e trabalhistas. ”Que a vida e a luta nos permitam encontrar novamente”, finalizou.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato, professor Enio Pontes; a secretária-geral, professora Yacy Mendonça; a diretora de atividades científicas e culturais, professora Lucicléia Barros; a diretora de assuntos de aposentados, professora Mirtes Amorim e a 1º suplente, professora Fátima Araripe.

Currículo da palestrante

A professora Fátima Silva é pedagoga formada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), atuou como professora em Coronel Sapucaia, cidade do interior de Mato Grosso do Sul próxima à fronteira com o Paraguai, onde ingressou no movimento de luta pela educação, sua história de vida pessoal se confunde com o envolvimento nas causas sociais.

Foi presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), atualmente é secretaria geral da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e vice- presidenta da IEAL (Internacional da Educação para América Latina). Fátima está sempre presente nas ações e atividades da FETEMS, contribuindo diretamente com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Mato Grosso do Sul.

Informativo ADUFC-Sindicato

Seminário de Educação debate sobre o “atual desmonte da educação pública” com o presidente do CNTE

Informativo ADUFC-Sindicato

“Momentos de discursão sobre o cenário da educação no País junto com entidades sindicais educacionais, movimento estudantil, estudantes secundaristas e universitários, marcam a importância da unanimidade na construção de ações para enfrentarmos os desafios que o atual governo nos propõe”, assim iniciou sua fala, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em debate no I Seminário Educação realizado pela ACES, com o apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato).

Mais de 160 estudantes (secundaristas e universitários), professores e representantes sindicais lotaram o auditório da Adufc-Sindicato, na manhã desta sexta-feira (18). O palestrante debateu sobre a formação do novo Fórum Nacional Popular de Educação e a organização da Conferência Nacional Popular da Educação (Conape) 2018.

A mesa de abertura do seminário contou com a participação dos presidentes da Adufc-Sindicato, Adufg-Sindicato e Apeoc, prof. Enio Pontes, prof. Flávio Silva e prof. Anísio Melo, respectivamente; da coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE), Ciza Viana; da vice-presidente da União Nacional de Estudantes (UNE) Ceará, Vitória Klóe; e da representante do Coletivo Enegrecer, Carol.

O professor Enio Pontes abriu as falas da mesa ressaltando a importância dos estudantes na construção de uma política educacional que garanta a consolidação da escola pública, gratuita e de qualidade para todos. E reforçou, também, sobre a necessidade de se valorizar os docentes.

O professor Flávio Silva, vice-presidente da Proifes-Federação e presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), falou da importância dos estudantes na luta em defesa da educação. “Os alunos são as nossas forças, precisamos da ajuda de todos vocês na luta contra o atual desmonte da educação pública”, disse.

Mudanças no Fórum Nacional de Educação

Informativo ADUFC-Sindicato

Na ocasião o palestrante, profº Heleno Araújo, falou sobre a destituição do Fórum Nacional de Educação (FNE), que foi alterado pelo Ministério da Educação (MEC), com mudanças anunciadas em 28 de abril deste ano.

Diante das alterações, representantes de diversas entidades do setor decidiram organizar o novo Fórum Nacional Popular para viabilizar a realização das Conferências Nacionais de Educação e de promover as conferências regionais, estaduais e municipais que as precederem.

Sobre o palestrante

Formado em Ciências Física e Biológicas, com habilitação em Biologia pela FOFOP – Faculdade Olindense de Formação de Professores da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Professor da educação básica da rede pública do estado de Pernambuco e da rede municipal do Paulista. Atualmente é presidente da Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação (CNTE) e coordenador do Fórum Nacional Popular de Educação.

Informativo ADUFC-Sindicato

ADUFC DIVULGA

Colégio de Estudos Avançados promoverá painel interdisciplinar com o tema: “Filosofia e Ciência: Continuidade e Rupturas” no dia 31 de agosto

Informativo ADUFC-Sindicato

“Respostas ao tempo: pensando a Universidade no cenário contemporâneo” é o tema do painel que o Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará iria promover no dia 30 de agosto, entretanto não foi possível confirmar o evento para esta data, assim ocorrerá antecipadamente o painel interdisciplinar com o tema: “Filosofia e Ciência: Continuidade e Rupturas” no próximo dia 31, das 10h às 12h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

O evento é aberto ao público e faz parte do ciclo de conferências “Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte”, série de atividades que pretendem abordar temas contemporâneos de forma multidisciplinar.

Participam do painel o nosso Vice-reitor Dr. Custódio Luís Silva de Almeida, que ocupa a carga desde agosto de 2015, tendo no seu curriculum graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1988), Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000).

Contaremos também com a presença do palestrante visitante Dr. Victor Ximenes Marques atualmente Professor da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em filosofia na PUCRS, sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Luft, com sanduíche na Universidade de Bonn, sob orientação do Professor Dr. Markus Gabriel. Trabalha nas áreas de filosofia da biologia, filosofia da ciência, filosofia da mente, ontologia, idealismo alemão e a tradição dialética. Tem particular interesse na relação entre as ciências naturais e a filosofia.

AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS ATRAVÉS DO LINK E A ENTRADA É TOTALMENTE GRATUITA, COM DIREITO À EMISSÃO DE CERTIFICADO https://goo.gl/forms/R9O7xkhAOcek16ay2

*Com informações do Colégio de Estudos Avançados da UFC

FIQUE POR DENTRO

Carência do Plano de Saúde Unimed para contratações no mês de Outubro é ausente

Informativo ADUFC-Sindicato

Professor (a), você sabia que os docentes que aderirem ao Plano de Saúde da Unimed no mês de outubro, através da Adufc-Sindicato, estão livres do período de carência para começar a usar o plano?!

A data base de aniversário do contrato do Sindicato com a Unimed é todo mês de outubro. Por isso, neste mês, a carência para os novos detentores do plano é especialmente isenta. E a isenção da carência também se entende ao grupo familiar (dependentes) dos professores!

*Para saber mais informações ou aderir ao plano de saúde, entre em contato pelo telefone (85) 3066.1818

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: César Espíndola • Jornalistas (Assessoras de Comunicação): Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante • Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]