loading...
Sponser
0 9

Seminário de Educação debate sobre o “atual desmonte da educação pública” com o presidente do CNTE

Seminário de Educação debate sobre o “atual desmonte da educação pública” com o presidente do CNTE

“Momentos de discursão sobre o cenário da educação no País junto com entidades sindicais educacionais, movimento estudantil, estudantes secundaristas e universitários, marcam a importância da unanimidade na construção de ações para enfrentarmos os desafios que o atual governo nos propõe”, assim iniciou sua fala, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em debate no I Seminário Educação realizado pela ACES, com o apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato).

Mais de 160 estudantes (secundaristas e universitários), professores e representantes sindicais lotaram o auditório da Adufc-Sindicato, na manhã da sexta-feira (18). O palestrante debateu sobre a formação do novo Fórum Nacional Popular de Educação e a organização da Conferência Nacional Popular da Educação (Conape) 2018.

A mesa de abertura do seminário contou com a participação dos presidentes da Adufc-Sindicato, Adufg-Sindicato e Apeoc, prof. Enio Pontes, prof. Flávio Silva e prof. Anísio Melo, respectivamente; da coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE), Ciza Viana; da vice-presidente da União Nacional de Estudantes (UNE) Ceará, Vitória Klóe; e da representante do Coletivo Enegrecer, Carol.

O professor Enio Pontes abriu as falas da mesa ressaltando a importância dos estudantes na construção de uma política educacional que garanta a consolidação da escola pública, gratuita e de qualidade para todos. E reforçou, também, sobre a necessidade de se valorizar os docentes.

O professor Flávio Silva, vice-presidente da Proifes-Federação e presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), falou da importância dos estudantes na luta em defesa da educação. “Os alunos são as nossas forças, precisamos da ajuda de todos vocês na luta contra o atual desmonte da educação pública”, disse.

Mudanças no Fórum Nacional de Educação

Informativo ADUFC-Sindicato

Na ocasião o palestrante, profº Heleno Araújo, falou sobre a destituição do Fórum Nacional de Educação (FNE), que foi alterado pelo Ministério da Educação (MEC), com mudanças anunciadas em 28 de abril deste ano.

Diante das alterações, representantes de diversas entidades do setor decidiram organizar o novo Fórum Nacional Popular para viabilizar a realização das Conferências Nacionais de Educação e de promover as conferências regionais, estaduais e municipais que as precederem.

Sobre o palestrante

Formado em Ciências Física e Biológicas, com habilitação em Biologia pela FOFOP – Faculdade Olindense de Formação de Professores da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Professor da educação básica da rede pública do estado de Pernambuco e da rede municipal do Paulista. Atualmente é presidente da Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação (CNTE) e coordenador do Fórum Nacional Popular de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *