Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Chico Passeata recebe homenagem da Prefeitura de Fortaleza

O esposo (em memória) da prof.ª. Dr. Helena Serra Azul, vice-presidente da Adufc-Sindicato, recebeu homenagem da Prefeitura de Fortaleza através do projeto de lei, de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB), que denomina um Posto de Saúde do município com o seu nome, Dr. Francisco Monteiro (Chico Passeata). Para o vereador, o projeto de lei trata-se de homenagem a um importante representante da militância e ideais humanistas no Ceará.

O Dr. Francisco Monteiro, mais conhecido como Chico Passeata, iniciou na década de 1960, intensa participação nos movimentos estudantis. Sempre lutando em defesa dos direitos do povo, através de ocupações das ruas em manifestações populares, sofreu perseguição na ditadura militar. Assumiu clandestinidade diante do AI 5. Foi preso – com sua esposa, Helena Serra Azul, grávida de dois meses – e submetido a torturas nas dependências do DOPS. Viu seu primeiro filho nascer em cárcere. Mas jamais se deixou calar na luta pela democracia.

Além da história honrosa como militante, justifica-se a homenagem pelo histórico de Francisco Monteiro como médico especialista e mestre em Saúde Pública. Trabalhou na Secretaria de Saúde nos anos 1980, ajudou a implantar o Sistema Público de Saúde e presidiu o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará. No tempo livre, também foi poeta, tendo publicado antologias.

Chico Passeata faleceu há 6 anos, em 12 de agosto de 2011, aos 63 anos. A homenagem da Prefeitura de Fortaleza é apenas um fragmento da grande admiração e respeito pela trajetória exemplar e inspiradora de Chico Passeata.

*com informações da assessoria do vereador Evaldo Lima.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]