Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC-SINDICATO COMPLETA 37 ANOS DE LUTA E AVANÇOS

“Comemorar o aniversário do Sindicato é recordar uma trajetória em que a participação dos docentes arrancou conquistas e gerou grandes avanços para nossa categoria, transformando a Adufc em uma entidade presente no cotidiano do professor, ao longo desses 37 anos. Além da responsabilidade de lutar pelos direitos sociais e trabalhistas, nossa entidade também oferece condições de vida, saúde e lazer. Como diretoria, acredito que o Sindicato representa o espaço em que o professor deve ser atendido em todos os âmbitos, tanto profissional como pessoal.

(…) São mais de 30 convênios, assistência jurídica, atividades com os aposentados, projetos de atividades físicas, coral, comemorações em alusão ao dia dos professores e datas especiais, entre outras relações afetivas que a Adufc oferece. São histórias e oportunidades que trazem ensinamentos importantes para tudo que já foi e que continuará sendo construído”, afirma o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc-Sindicato), Leonardo Monteiro.

No dia 28 de abril de 1980, um grupo de professores reuniu-se para criar a Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará. Publicado no Diário Oficial da União (D.O.U), no dia 20 de outubro de 2011 – assinado o certificado pelo Secretário de Relações do Trabalho (da época), Manoel Messias Nascimento, no dia 19 de julho de 2012 – a Associação recebe carta sindical e torna-se Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc-Sindicato). De lá para cá muitas coisas mudaram, mas a entidade continua tendo a marca da mobilização para avançar rumo a novas conquistas.

Comemorar 37 anos com histórias de lutas e avanços não é para qualquer um. As trajetórias trouxeram grandes feitos para os professores e toda a sociedade acadêmica, isso faz com que a Adufc-Sindicato tenha muito orgulho de ser uma entidade plural e democrática, com mais de 2.700 sócios. Então, docentes, podem celebrar, porque esse é o seu Sindicato!

Dentre os benefícios que são oferecidos pela entidade, abaixo estão destacados acontecimentos e ganhos dos últimos 2 anos. São algumas das competências do Sindicato, feitas para o professor sindicalizado, com intuito de mostrar que a categoria pode contar com o amparo da Adufc:

JURÍDICO

O setor de Assessoria Jurídica da Adufc-Sindicato atende os professores sindicalizados para tratar de temas pertinentes à carreira docente, incluindo regimes de trabalho, progressão e promoção funcional na carreira, adicional de insalubridade e periculosidade, reconhecimento de saberes e competências, entre outros assuntos.

Os professores interessados em tirar dúvidas ou entrar com alguma ação devem procurar o Setor Jurídico do Sindicato, que fica na Av. da Universidade – 2346, bairro Benfica, nos dias de terça e quinta-feira, das 14h às 17h.

Todo e qualquer processo da carreira docente ligado à UFC, UFCA e UNILAB é atendido gratuitamente pelo departamento. Dentre os principais processos atendidos atualmente estão:

Retroação dos efeitos financeiros das ascensões funcionais

O Departamento Jurídico da Adufc tem ingressado com Ações Judiciais para requerer os efeitos financeiros retroativos da progressão e da promoção funcional dos professores. Isto porque a progressão apenas tem repercutido na remuneração dos docentes a partir da data da Portaria da PROGEP que reconhece o direito ou até a data do requerimento, em alguns casos.

A Adufc já ajuizou demanda coletiva a fim de obter decisão judicial que declare o direito aos efeitos financeiros retroativos da progressão ou promoção para toda a categoria. Há, no entanto, professores que optaram pela ação individual.

Os professores que têm efeitos financeiros retroativos a exigir, devem procurar a assessoria jurídica do Sindicato.

Insalubridade e Periculosidade

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Os docentes do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC estiveram reunidos com o Setor Jurídico da Adufc, em março deste ano, para falar sobre insalubridade e periculosidade no ambiente de trabalho.

Segundo os professores do departamento, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) está cortando o aditivo de insalubridade dos docentes em 10%, e em alguns casos suspendendo completamente.

Os advogados do Sindicato explicam que esse é um caso fora do padrão, que veio derrubar o que já está assegurado na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As ações deste processo estão sendo atendidas pelo Setor Jurídico e estão em fase de judicialização.

Resolução de Retribuição por Saberes e Competências

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Os professores integrantes do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da UFC realizaram reunião com a diretoria do Sindicato, no segundo semestre de 2016, e apresentaram a necessidade de encaminhar procedimentos como a Resolução de Retribuição por Saberes e Competências (RSC), de Progressões Funcionais e a de Professor Titular. O processo foi atendido pelo Setor Jurídico e está em andamento judicialmente.

Atendimento Jurídico na Região do Cariri

Com o objetivo de facilitar o acesso dos professores da região do Cariri à equipe jurídica do Sindicato, está sendo realizado mensalmente Plantão Jurídico na sede da Adufc em Juazeiro do Norte. Mais informações: (85) 99662-7006

CONVÊNIOS

Visando o bem estar dos professores, a Adufc-Sindicato tem mais de 30 convênios que beneficiam diretamente seus sindicalizados e familiares, da capital cearense e dos outros municípios (Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá e Crateús) atendidos pelo Sindicato.

Os serviços são diversos e vão desde clínica de vacinação, clínica veterinária, hotel, farmácia, óticas, laboratório de exames médicos, plano funerário, restaurantes, confeitaria, espaços para festas, escola de idiomas, até serviço de blindagem de estofados.

Os serviços significam um pouco da proposta que a atual gestão trouxe para os seus sindicalizados, uma Adufc para os professores. “Conseguimos triplicar os números de parcerias com convênios, pois acreditamos que é nosso dever oferecer benefícios para nossos professores e seus familiares”, declara o presidente do Sindicato, professor Leonardo Monteiro.

Novos convênios – Fortaleza e interiores

Óticas Boris, São Carlos Vacinas, Clean New, Ternura, Tulip in, Ziplube, LEHR Prime – Laboratório de Análises Clinicas, Fisk Idiomas, Iu-á Hotel (Juazeiro do Norte), Pasto & Pizza (Juazeiro do Norte), Amora Confeitaria (Juazeiro do Norte), Farmácias Gentil (Juazeiro do Norte), Cariri Center (Juazeiro do Norte), M’s Buffet (Russas), Posto Casa Nova (Russas), Veredas do Vale (Russas), Pizzaria e Churrascaria WL Cyber (Sobral) e TechGym (Sobral).

Acompanhe todos os convênios e seus descontos: https://goo.gl/r0mQbg

UNIMED

A Adufc-Sindicato tem parceria firmada com o Plano de Saúde Unimed desde 1992. O convênio oferece cobertura nacional em uma variedade de pequenos atendimentos ambulatoriais até cirurgias complexas, passando por consultas exames e internações.

O Sindicato possui uma ‘‘Comissão da Unimed’’, composta por professores, que foi resgatada pela Diretoria (biênio 2015-2017) para verificar o processo de negociação do convênio com a Unimed, através de um trabalho onde se confere qual percentual de uso do plano de saúde por parte dos professores, para que possa ser elaborada a base do valor do reajuste anual do plano.

Esse processo de verificação é importante para que, anualmente, haja um reajuste com valores coerentes com as despesas geradas pelos docentes.

O catálogo com a descrição dos procedimentos oferecidos pela Unimed pode ser encontrado no site www.unimedfortaleza.com.br ou os professores sindicalizados podem entrar em contato com a secretaria da Adufc no número 3066.1807 para maiores informações sobre o convênio.

OBRAS

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato
Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Com o objetivo de atender melhor às necessidades dos professores sindicalizados, as sedes da Adufc-Sindicato, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, passaram por um processo de ampliação nos últimos 2 anos.

Em Fortaleza, a sede recebeu uma total e ampla reforma, com reestruturação de todos os setores, indo desde a fachada até o auditório. A atual pintura do prédio resgata a memória do corredor artístico, cultural e histórico da Av. da Universidade, no qual a sede do Sindicato faz parte do patrimônio cultural da avenida desde o início do século XX. A reforma também priorizou a acessibilidade, tendo piso tátil, identificação em braile nas portas das salas e rampas de acesso a cadeirantes.

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

No Cariri, a sede ganhou um auditório com capacidade para 210 pessoas; uma sala para os atendimentos jurídicos, que são realizados mensalmente para atender os docentes da região; um almoxarifado, para disponibilizar um maior espaço para os arquivos do Sindicato; um estacionamento arborizado; a recuperação do campo de futebol society e uma nova pintura.

As obras fazem parte de um processo de melhorias, tornando a Adufc-Sindicato mais ampla e confortável para os professores.

CORAL

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Aos comandos da professora e regente Izaíra Silvino, o Coral da Adufc-Sindicato é formado por professores das universidades federais do Ceará (UFC, UFCA e Unilab), familiares dos professores, docentes de outras instituições de ensino e crianças.

Para a entidade, o Coral também é uma forma de luta e organização sindical, onde fazer arte é uma forma de despertar o que só a atividade cultural pode fazer: transformar um cidadão em um ser político.

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

O professor Leonardo relembra o crescimento do Coral da Adufc ao longo dos 2 últimos anos. ”Quando iniciamos a gestão, haviam apenas 13 pessoas no grupo, hoje ele se fortificou e temos até crianças participando. A mensagem que está sendo levada é de extrema importância para o desenvolvimento político e social de cada um de nós’’, ele afirma.

Os professores sindicalizados que tiverem interesse em participar do grupo de Coral devem entrar em contato pelo telefone 85 3066.1802 para realizar inscrição. As aulas acontecem semanalmente, toda quarta e sexta-feira, das 17h às 19h, no Espaço Cultural do Sindicato.

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Jornalistas Responsáveis: Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]