Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 41 – 28 de abril de 2017

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 41 • 28 de abril de 2017

Dia 28 de abril: 37 anos da ADUFC-Sindicato são marcados por Greve Geral e luta dos professores

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Foto: Nyna Sany

No dia de hoje, 28 de abril, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) celebra os seus 37 anos de história.

E a luta não cessa! O aniversário da entidade foi comemorado em meio a Greve Geral desta manhã (28), no Centro de Fortaleza, contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e o projeto de Terceirização aprovado pela Câmara dos Deputados.

O ato contou com a participação de cerca de 100 mil pessoas, segundo informações da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A ADUFC-Sindicato esteve presente com seus professores, unido à entidades de classes, movimentos sociais e sociedade civil organizada.

O presidente do Sindicato, professor Leonardo Monteiro, destaca a representatividade desta data 28 de abril. Segundo ele, “não poderia ser diferente, pois a ADUFC é um espaço de luta pelos direitos da categoria de docentes. Nada mais representativo do que comemorar os 37 anos da entidade nas ruas”.

Ele também aproveita para valorizar a unidade dos professores nas manifestações. ”Neste momento, nós docentes devemos estar unidos, entre nós, e com a classe trabalhadora em geral. Só assim poderemos garantir a manutenção dos nossos direitos, não aceitaremos menos que isso”, finalizou.

Sindicatos e frentes populares em todo país estiveram organizados no dia de hoje (28) como alerta ao governo federal de que a classe trabalhadora e sociedade civil não aceitarão tais reformas , que representam retrocessos aos direitos garantidos por lei.

São os professores e a classe trabalhadora em defesa dos direitos trabalhistas!

Também é sobre você! É sobre todos nós!

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Foto: Nyna Sany


COMUNICADO DA DIRETORIA DA ADUFC AOS PROFESSORES

As Eleições para Diretoria e o Conselho de Representantes da ADUFC-Sindicato foram iniciadas no dia 26 de abril de 2017, sob a Coordenação da Comissão Eleitoral eleita na reunião do Conselho de Representante realizada no dia 20 de março de 2017.

No entanto, o processo eleitoral foi suspenso pela Comissão Eleitoral, inclusive atendendo ao pedido expresso pelas duas chapas concorrentes, em decorrência das dificuldades operacionais.

A Comissão Eleitoral, na manhã da sexta-feira, dia 28 de abril de 2017, solicitou à Presidência da ADUFC-Sindicato que fosse convocada nova reunião do Conselho de Representantes para orientar a continuação das eleições.

Contamos com a compreensão de todos e os conclamamos a participarem do pleito que será divulgado após Reunião do Conselho de Representante.


I Encontro de mulheres com deficiência acontece na ADUFC-Sindicato

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Foto: Nyna Sany

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), sediou na tarde da última terça-feira (25), em seu auditório, a primeira reunião do Coletivo de Mulheres com Deficiência em Fortaleza. O encontro é uma iniciativa de um grupo de mulheres com e sem deficiência da sociedade civil, para discutir sobre a incidência da temática da deficiência dentro das etapas municipal, estadual e nacional da Conferência da Saúde da Mulher.

O tema, “Saúde das mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, teve como objetivo central a discussão sobre a importância da participação das mulheres com deficiência na etapa municipal das conferências sobre a saúde da mulher e definir estratégias de inclusão e mobilização para os próximos eventos.

De acordo com uma das representantes do grupo, Lisane Marques, o encontro traz bastante visibilidade para temáticas que envolvem a saúde da mulher como um todo. “A construção de políticas públicas que envolvem a saúde da mulher vem sendo bastante discutida no Brasil e a inclusão destas mulheres com deficiência nesse meio é bastante significativa, elas de maneira nenhuma podem ficar de fora de qualquer projeto que seja”, disse.

Outros assuntos como: O papel do Estado no Desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher e Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social, também fizeram parte da reunião.

O presidente do Sindicato, professor Leonardo Monteiro, destacou a importância de assuntos como estes serem debatidos em diversas esferas do país. “A saúde é um direito básico de cada cidadão. Estas mulheres merecem ser ouvidas e atendidas, com todo o respeito e dedicação, assim como qualquer cidadão”, declarou.

Durante a ocasião, uma das representantes do movimento, Ana Beatriz, destacou a importância da Adufc na colaboração da organização da reunião e agradeceu todo apoio prestado pela entidade, parceiro do movimento VIDA há 15 anos. “A ADUFC-Sindicato é um espaço que acolhe a diversidade e reafirma seu o compromisso com o segmento das pessoas com deficiência, inclusive no quesito de acessibilidade”, finaliza.

Serviço
A Conferência Municipal de Saúde, deve acontecer em todas as cidades brasileiras até o fim do mês de maio, a etapa estadual no Ceará tem data firmada entre os dias 07 e 08 de junho; já a nacional, está confirmada entre os dias 01 e 04 de agosto deste ano. Para mais informações basta entrar em contato com (085) 9 9712-9299, (Whatsapp), ou pela página do “Movimento VIDA” no Facebook.

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Foto: Nyna Sany



Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Jornalistas Responsáveis: Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]