Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Encontro de mulheres com deficiência acontece na ADUFC-Sindicato

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), sediou na tarde da última terça-feira (25), em seu auditório, a primeira reunião do Coletivo de Mulheres com Deficiência em Fortaleza. O encontro é uma iniciativa de um grupo de mulheres com e sem deficiência da sociedade civil, para discutir sobre a incidência da temática da deficiência dentro das etapas municipal, estadual e nacional da Conferência da Saúde da Mulher.

O tema, “Saúde das mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, teve como objetivo central a discussão sobre a importância da participação das mulheres com deficiência na etapa municipal das conferências sobre a saúde da mulher e definir estratégias de inclusão e mobilização para os próximos eventos.

De acordo com uma das representantes do grupo, Lisane Marques, o encontro traz bastante visibilidade para temáticas que envolvem a saúde da mulher como um todo. “A construção de políticas públicas que envolvem a saúde da mulher vem sendo bastante discutida no Brasil e a inclusão destas mulheres com deficiência nesse meio é bastante significativa, elas de maneira nenhuma podem ficar de fora de qualquer projeto que seja”, disse.

Outros assuntos como: O papel do Estado no Desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher e Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social, também fizeram parte da reunião.

O presidente do Sindicato, professor Leonardo Monteiro, destacou a importância de assuntos como estes serem debatidos em diversas esferas do país. “A saúde é um direito básico de cada cidadão. Estas mulheres merecem ser ouvidas e atendidas, com todo o respeito e dedicação, assim como qualquer cidadão”, declarou.

Durante a ocasião, uma das representantes do movimento, Ana Beatriz, destacou a importância da Adufc na colaboração da organização da reunião e agradeceu todo apoio prestado pela entidade, parceiro do movimento VIDA há 15 anos. “A ADUFC-Sindicato é um espaço que acolhe a diversidade e reafirma seu o compromisso com o segmento das pessoas com deficiência, inclusive no quesito de acessibilidade”, finaliza.

Serviço

A Conferência Municipal de Saúde, deve acontecer em todas as cidades brasileiras até o fim do mês de maio, a etapa estadual no Ceará tem data firmada entre os dias 07 e 08 de junho; já a nacional, está confirmada entre os dias 01 e 04 de agosto deste ano. Para mais informações basta entrar em contato com (085) 9 9712-9299, (Whatsapp), ou pela página do “Movimento VIDA” no Facebook.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]