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Mais de 200 pessoas participam do 4º ciclo de debate sobre educação na ADUFC-Sindicato

O Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE/CE), em parceria com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), realizou na manhã desta sexta-feira (24), o 4º Ciclo de debates sobre os Planos Decenais e Sistema Nacional de Educação, com Genuíno Bordignon, mestre em educação. A palestra contou com mais de 200 pessoas, dentre elas, professores, estudantes da rede básica de ensino, nível superior e técnico, e os demais que fazem parte da educação no Ceará.

Além do palestrante Genuíno Bordignon, participaram da mesa de debate o secretário-geral da ADUFC-Sindicato e coordenador adjunto do FEE/CE, Prof. Enio Pontes; a coordenadora do FEE/CE e professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof.ª Ciza Viana; a presidente da comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Dra. Silvania Oliveira; o deputado federal, Chico Lopes; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), José Marques Aurélio.

O professor Enio Pontes, explicou a importância de debates com o foco na educação. “Os ciclos de debates realizados pelo Fórum em parceria com a ADUFC e Seduc, são momentos muito importantes, pois dá abertura para os professores e estudantes debaterem sobre os pontos principais da educação. A ADUFC como sindicato dos professores, está de portas abertas para debates como este”, conclui.

A palestra teve como foco principal debater sobre os desafios e resultados das políticas educacionais, utilizando dois eixos temáticos do Art.4º da 3ª Conferência Nacional de Educação.

I – Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

IV – Democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

Para o professor e mestre, Genuíno Bordignon, a questão educacional no Brasil é algo muito mais cultural e histórico que político e momentâneo, e que a mudança deve partir de todos os setores da sociedade. “A educação tem o poder de mudar a realidade das pessoas desse país desde que comece a atuar na cultura que nós temos, e isso é uma função nossa de educadores, estudantes e entidades como os Fóruns nacionais e estaduais de Educação”, explica.

Sobre o palestrante

Genuíno Bordignon, é graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui), é especializado em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais e mestre em Educação – Administração de Sistemas Educacionais. Foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas de Lages, diretor da Secretaria Geral do Conselho Federal de Educação em Brasília, diretor de Apoio Complementar da Fundação de Assistência ao Estudante. Foi consultor do MEC no Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho) – realização de palestras nos encontros estaduais do Pró-Conselho; autor de texto no Caderno Básico e elaboração dos Cadernos “Perfil dos Conselhos Municipais de Educação”, entre outras atribuições.

Fóruns Estaduais de Educação

Os Fóruns Estaduais de Educação são espaços permanentes de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional. É fundamental que eles sejam representativos, plurais e que busquem a definição consensual de temas apreciados em seu âmbito.

Entre as atribuições destes espaços estão a organização das conferências de educação (etapas que integram as conferências municipais, conferência estadual e a Conferência Nacional de Educação – Conae) e a promoção de debates focados nas políticas educacionais do Brasil.

No Ceará o principal objetivo é a participação no processo de concepção, implementação e avaliação da política estadual de educação básica e superior, defendendo a educação pública de qualidade. Participam do Fórum representantes de várias instituições, entidades e órgãos públicos.

 

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