Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 29 – 16 de janeiro de 2017

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 29 • 16 de janeiro de 2017

ADUFC-Sindicato inicia campanha
contra a Reforma da Previdência

ADUFC-Sindicato inicia campanha contra a Reforma da Previdência

Em mais uma medida desproporcional, o Governo Temer pretende limitar Direitos e impor os déficits da Administração Pública Federal ao bolso do cidadão e da cidadã brasileira. Agora, com a Reforma da Previdência (PEC 287), está em risco a aposentadoria e outros benefícios previdenciários – como o seguro-desemprego -, com a justificativa de manter a sustentabilidade do sistema e sanar um possível rombo orçamentário nas contas da Previdência Social.

Diante deste cenário, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC – Sindicato) lança, hoje (9), uma Campanha para debater e dialogar com a comunidade acadêmica e a sociedade civil, sobre a atual situação da Seguridade Social no Brasil, incentivando a fiscalização do uso do dinheiro público e construindo soluções que não atinjam o futuro de tranquilidade e dignidade tão sonhado pelos brasileiros após anos de contribuição.

É sobre todos nós que iremos falar! É sobre nosso futuro!

Compartilhe nossas informações, comente e vamos construir juntos e democraticamente o profícuo debate! Acompanhe também as postagens sobre a Reforma da Previdência na página da ADUFC-Sindicato no Facebook: http://migre.me/vS1Zi


Auditoria Cidadã da Dívida inicia campanha por um referendo popular

Comando de Greve define novas ações para o período de paralisação

Reunião da Auditoria Cidadã da Dívida em Brasília (DF)

A Auditoria Cidadã da Dívida iniciou o ano de 2017 lançando campanha pela organização de um referendo popular nacional da Dívida Pública no Brasil.

O secretário-geral da ADUFC-Sindicato e coordenador regional do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Ceará, prof. Enio Pontes, participou no dia 12 de janeiro de encontro em Brasília (DF) com os articuladores nacionais da campanha.

Durante a reunião em Brasília, foi formada uma comissão organizadora com representantes de diversas entidades, incluindo a ADUFC-Sindicato, ligadas à Auditoria Cidadã da Dívida. Porém, outras instituições, centrais e fundações de partidos políticos estão convidados a colaborar com o movimento.

Até o dia 10 de fevereiro estão abertas inscrições e sugestões para a proposta, através do e-mail: contato@auditoriacidada.org.br

A mobilização, que está em fase de construção e é suprapartidária, pretende reunir entidades de todo o país para ampliar o debate junto aos setores da sociedade e esclarecer a opinião pública sobre o conteúdo das medidas provisórias lançadas pelo Governo Michel Temer e seus impactos na vida das pessoas e na economia do Brasil.

A intenção da campanha é construir uma consulta nacional popular sobre modificações legais que privilegiam o grande capital em detrimento do bem estar social.


Palestra sobre “mandalas” marca início das atividades do Curso de Bordado da ADUFC-Sindicato

Palestra sobre “mandalas” marca início das atividades do curso de bordado da ADUFC-Sindicato

Foto: Nyna Sany

Para dar início as ações culturais do ano de 2017, a ADUFC- Sindicato, na tarde da última quinta-feira (12), realizou palestra para as professoras do Curso de Bordado. O novo tema, “Bordando Mandalas”, debatido entre alunos e palestrante, é uma extensão do tema “Bordando a Música no Ceará”, realizado durante o ano de 2016.

De acordo com a coordenadora do curso, Clarice Gomes, a nova temática abordada será tão interessante quanto a que houve durante o ano passado, já que ambas têm em comum a valorização dos acontecimentos, e experiências, do cotidiano de cada pessoa. “As mandalas possuem uma expressão muito importante ligadas ao “eu” interior de cada um. Assim, a partir do momento em que você escolhe um desenho ou o cria, significa que ali já existe uma conexão entre você e aquele obra”, afirma.

A professora ainda comentou sobre a expectativa dos alunos e as novidades que o bordado trará este ano. “Todos estão bastante animados com a nova temática e com o que está por vir. Essa empolgação toda do grupo se deve em função do tema abordado ano passado, que foi um sucesso, então até o mês de abril deste ano estaremos trabalhando com a temática da mandala”, finalizou.

Sobre o curso

As aulas acontecem semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 17h30min, no período de 12 de janeiro a 27 de abril de 2017. O “Bordando Mandalas” pretende estimular o aprimoramento das habilidades no bordado, o processo criativo individual, o desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe e o reforço da autoestima dos participantes.

A mandala é uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas são diagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).


Dança de Salão reabre aulas no dia 18 de janeiro

O Espaço Cultural da ADUFC-Sindicato continuará recebendo aulas de Dança de Salão no ano de 2017. A partir do dia 18 de janeiro, o curso estará funcionando toda quarta-feira, das 19h às 20h, na sede da entidade.

As aulas, ministradas pelo professor Chocolate (Escola de Dança Espaço Brasil), são abertas aos docentes. As inscrições podem ser feitas através do telefone: 85 3066.1802 (Regina).

Projeto Bordando Mandalas abre inscrições



Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Jornalistas Responsáveis: Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]