Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

PEC é aprovada em primeiro turno

ADUFC – Sindicato participa de Ato em Brasília contra aprovação da PEC 55

O plenário do Senado, aprovou ontem, dia 29 de novembro, em primeiro turno, já no início da madrugada desta quarta-feira (30), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela, pelos próximos 20 anos, investimentos em áreas prioritárias, como Saúde e Educação. Os senadores rejeitaram três destaques (sugestões de alteração ao texto). Um deles, por exemplo, excluía os investimentos em Saúde e em Educação do teto. A ADUFC esteve presente participando ativamente das manifestações contra a PEC 55.

A entidade foi representada pelo secretário-geral, Professor Enio Pontes e por uma comitiva composta por vinte professores. Estudantes cearenses, em três ônibus, também protestaram durante a votação. Mais de 50 mil manifestantes, de todo país, participaram do ato em frente ao Senado Federal.

A manifestação pacífica foi violentamente reprimida pela Polícia Militar e pela Polícia do Senado. Para o Professor Leonardo Monteiro, presidente da ADUFC, é imprescindível intensificar as lutas, mostrando os prejuízos que a PEC trará, não só para a sociedade, mas, também, para os professores, universitários, servidores. “A Educação é um bem primordial. Continuamos mobilizados para barrar a aprovação em segundo turno. Essa PEC, se aprovada em definitivo, trará prejuízos irreparáveis.”, e concluiu: “Não vamos desistir! Vamos à luta!”

Por se tratar de um texto de mudança na Constituição, a proposta, para ir ao segundo turno, precisava ser aprovada por pelo menos três quintos dos parlamentares (49 dos 81) e recebeu 61 votos (14 senadores foram contra). Os senadores cearenses, Eunício Oliveira e Tasso Jereissati, votaram a favor da PEC. José Pimentel votou contra. A PEC ainda precisa ser analisada em segundo turno, previsto para 13 de dezembro.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]