Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC-Sindicato realiza ciclo temático sobre as consequências da PEC 55

A ADUFC- Sindicato organizou na tarde da última quinta-feira (24), em parceria com o Fórum Nacional de Educação (FNE), o Ciclo Temático: “Quanto vale sua educação?”. Foram discutidos assuntos de interesses públicos, como o Projeto de emenda constitucional, (PEC) 55, a dívida pública e a educação nacional no cenário dos próximos vinte anos.

Os convidados para discutir o tema foram: o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo; e o secretário-geral da ADUFC- Sincato e coordenador do Núcleo da Auditória Cidadã no Ceará, prof. Enio Pontes e o professor de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fernando Castelo Branco.

O debate, que contou com a presença de docentes das universidades federais, estaduais e estudantes do Ceará, foi marcado pelo posicionamento dos palestrantes contra a PEC 55 – conhecida como a PEC do teto dos gastos públicos -, que afetará diversas áreas.

O coordenador do FNE, Heleno Araújo explicou que, caso a PEC passe no Senado, a desigualdade social no país só tem a aumentar e a educação sofrerá um grande baque. “O brasileiro não se dá conta do ataque que essa PEC é para direitos básicos como a educação. O povo pode até não saber, mas esse projeto é uma máquina de produzir desigualdade social”, disse.

Durante sua fala, O prof. Fernando frisou a importância de se saber o que está acontecendo no país neste exato momento e apontou quais as alternativas que o governo federal pode tomar para que a PEC não entre em vigor. “Estamos vivendo uma situação no país inédita onde as pessoas estão prestes a perder seus direitos e nem se dão conta disso. Uma das saídas para que a Emenda 55 não seja posta em prática é a cobrança da dívida ativa da união, o imposto sobre grandes fortunas, o imposto sobre o lucro e principalmente uma auditoria na dívida pública brasileira”, afirma.

Para finalizar, o secretário-geral, prof. Enio Pontes, discursou sobre a importância de se haver uma política de valorização da educação nacional e como a PEC 55 afetará diretamente esse setor. “O Brasil é um país de grandes dimensões e que deve investir ainda mais na educação. Aqui se investe apenas 5% do PIB nessa área, o mesmo que países como a Alemanha, por exemplo, porém, muitos esquecem que lá a educação já é bem estruturada e que esse valor serve apenas para a manutenção de algo que já funciona bem, diferente do que acontece no Brasil”.

O próximo evento com este tema ‘‘Quanto vale sua Educação?’’, será realizado em Juazeiro do Norte, no Cariri, no dia 30 de novembro, às 13h30min. A PEC 55 e seus efeitos para a educação, serão debatidos em mesa redonda com os professores Enio Pontes, Francisco Egberto de Melo (pró-reitor de Graduação da URCA), e Kátia Regina Rodrigues (URCA).

forum-254-11

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]