Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC-Sindicato participa de audiência pública sobre a PEC 55 e o futuro da Seguridade Social do Brasil

A ADUFC-Sindicato participou, nesta sexta-feira (18), de audiência pública realizada pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados do Ceará que debateu sobre o futuro da Seguridade Social no Brasil, com representantes de sindicatos e entidades de classe, estudantes secundaristas e universitários e sociedade civil.

Com o auditório lotado os presentes discutiram sobre a seguridade social e os impactos da Proposta de Ementa Constitucional (PEC) 55 – antiga 241 – para a saúde, educação, direitos sociais e o conjunto dos serviços públicos. A comissão foi presidida pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), para ampliar o debate sobre a seguridade, na qual é considerada uma das áreas que mais sofrem impactos da PEC.

Segundo o diretor da ADUFC-Sindicato, professor Enio Pontes, coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Ceará, “a PEC 55 visa privilegiar o setor financeiro e para isso pretende inserir no texto constitucional um teto para despesas primárias. “

“O foco deles é congelar as despesas primárias por 20 anos, dando uma liberdade total, para gasto com encargos da dívida pública, uma dívida que nunca foi auditada no Brasil”, afirma o Professor Enio Pontes.

Além do deputado federal Chico Lopes, participaram da audiência o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT-CE); deputado federal Odorico Monteiro (PROS-CE); deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB-CE); secretário-geral da ADUFC-Sindicato, Enio Pontes, coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Ceará; Alessandra Cardoso, representante do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), e Vanda Anselmo, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Seguridade Social (Congemas).

Votação da PEC 55 

Na quarta-feira, dia 9, a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado aprovou o relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) favorável à Proposta de Ementa à Constituição, que estabelece o congelamento dos investimentos públicos.

Depois de aprovada na Câmara de Deputados e CCJ, a proposta seguirá para o Senado, onde passará por dois turnos. Se aprovada trará graves consequências à população. Com 20 anos sem investimentos sociais, vários brasileiros sofrerão com a falta de acesso à educação e à saúde.

Para a medida, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, entrar em vigor, será necessário o apoio de, pelo menos, 49 senadores nas duas votações. O primeiro turno será votado no dia 29 de novembro e o segundo no dia 13 de dezembro.

img_8005

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]