Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Rede Mama promove III Caminhada Rosa em combate ao câncer de mama e recebe apoio da ADUFC-Sindicato

A Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama) irá promover no próximo domingo (23 de outubro), às 16h, a III Caminhada Rosa da instituição para incentivar o Outubro Rosa e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Já tradicional em Fortaleza, a Caminhada arrastou no ano de 2015 mais de 4 mil pessoas. A largada será no Aterro da Praia de Iracema e chegará até a Praça dos Estressados, percorrendo um total de 2 quilômetros. Na ocasião haverá aferição de pressão, teste de glicemia e massoterapia.

A ADUFC-Sindicato apoia a causa e está disponibilizando 80 ‘’kits rosa’’ (camisa, boné e bolsa) para os professores da entidade que desejem participar da Caminhada da Rede Mama. Os interessados devem retirar os kits na sede do Sindicato, dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira), das 8h às 12h e 14h às 18h, na sala da Assessoria de Comunicação (cada docente tem direito a 1 unidade do kit).

A Caminhada Rosa é aberta ao público e tem como atração musical o Baqueta Clube de Ritmistas que acompanhará um Trio Elétrico, seguido da Ala das Vitoriosas (mulheres que venceram o câncer de mama) e logo atrás todos aqueles que participarão do evento. O objetivo é alertar a população acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que aliado ao início ágil do tratamento pode aumentar as chances de cura para até 95%.

O Câncer de Mama
O Câncer de mama é o tipo mais frequente entre as brasileiras, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Cerca da metade dos casos diagnosticados entre as usuárias do SUS já está em estágio avançado conforme Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Apesar do número de mamógrafos (51) existentes em nosso Estado ser suficiente, segundo o IBGE, apenas 30% das mulheres na faixa etária prevista realiza o exame pelo SUS no Ceará. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a cobertura mamográfica mínima seja de 70%. O medo é apontado como um dos principais motivos dessa baixa adesão das mulheres, medo da dor ao realizar o exame, de descobrir o câncer e até mesmo da queda de cabelos em função do tratamento.

O Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma mobilização mundial sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Começou nos Estados Unidos na década de 90 e foi trazido de forma organizada para o Brasil em 2008 pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). Em 2009, as Instituições cearenses de apoio à saúde da mama filiadas à FEMAMA também passaram a realizar a Campanha no Ceará.

A Rede Mama
A Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama) foi fundada em junho de 2014 pelas 04 associações de Fortaleza filiadas à FEMAMA: Associação Toque de Vida, Associação dos Amigos do CRIO, Grupo Amar e Associação Rosa Viva. A missão da Rede Mama é congregar as instituições que atuam no apoio às mulheres com câncer no estado do Ceará, desenvolvendo trabalhos em parceria, visando a redução da mortalidade e contribuindo para a disseminação do conhecimento acerca da doença. A Rede Mama hoje é constituída por 21 Associações e grupos de apoio sendo 12 do interior do estado e 09 de Fortaleza.

SERVIÇO:
Caminhada Outubro Rosa 2016
Local: Aterro da Praia de Iracema
Data: 23/10 (domingo)
Horário: 16h
Retirada dos Kits: Sede da ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346
(Sala da Assessoria de Comunicação)
(dias 20 e 21, das 8h às 12h e das 14h às 18h)
Informações: 3066.1805

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]