Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 22 – 07 de outubro de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 22 • 07 de outubro de 2016

ADUFC-Sindicato realiza reunião com estudantes da UNILAB, DCE e UNE

Comissão para discutir Reforma Estatutária é definida durante reunião do Conselho de Representes

Foto: Bárbara Magalhães

A Diretoria da ADUFC-Sindicato, representada pelo Presidente, Prof. Leonardo Monteiro, e pelo Secretário-Geral, Prof. Enio Pontes, participou de reunião com representantes da Comissão Pró-DCE UNILAB 2016, Marcelo Ponte e Carolina Lima, com o Secretário–Geral do DCE da UFC, Matheus Figueiredo, com a Diretora da UNE, Ranyele Neves e com o representante do Movimento Núcleo Popular, Gleiclemerson Botelho.

A reunião foi realizada com o objetivo de construir uma parceria entre a ADUFC-Sindicato e Movimento Pró-DCE UNILAB, a fim de que o Sindicato possa colaborar para a realização do I Congresso Estudantil da UNILAB, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro em Redenção (CE), com o tema “Os desafios do movimento estudantil para a construção da UNILAB como projeto democrático da Integração e Interiorização do Movimento Estudantil da UNILAB”. Mais informações sobre o Congresso: www.iceuni.vpeventos.com


Comissão para discutir Reforma Estatutária é definida durante reunião do Conselho de Representes

Comissão para discutir Reforma Estatutária é definida durante reunião do Conselho de Representes

Foto: Renê Mendes

Foi realizada nesta quinta-feira (6), na sede da ADUFC-Sindicato, reunião dos membros do Conselho de Representantes, com a presença da Vice-Presidente do Sindicato, Profª. Neile Torres, e do Secretário-Geral, Prof. Enio Pontes. Na pauta: informes da Diretoria; a Eleição de conselheiro para uma vaga destinada à Faculdade de Educação; e a Reforma Estatutária.

Durante os informes, a Profª. Neile Torres solicitou aos docentes que seja realizada uma mobilização em seus respectivos departamentos a fim de promover encontros da Diretoria com as unidades, para que seja apresentado ao maior número possível de professores os planos econômicos que estão em tramitação no Congresso Nacional e causam desmonte na educação.

A comissão eleitoral que irá coordenar a votação para a escolha da nova chapa representante da Faculdade de Educação, conforme determina o Art. 19, parágrafo único do Estatuto da ADUFC-Sindicato, ficou formada por três titulares e um suplente, sendo eles: Professor Enio Pontes (titular); Professor André Vasconcelos (titular); Professora Tânia Maria Batista (titular); e o Professor Ricardo Lima (suplente). Foi agendada uma reunião com a comissão para esta sexta-feira (7) a fim de que sejam definidos os procedimentos.

Para a realização da reforma estatutária foi estabelecida a criação de uma comissão especial para avaliar os pontos que precisam ser mudados no Estatuto da ADUFC-Sindicato. Na comissão estão inscritos: Professora Neile Torres; Professor Enio Pontes; Professor Lindberg Lima Gonçalves; Professor Carlos André Dias; Professor André Vasconcelos; Professora Irenísia Torres; Professor Wellington Ferreira da Silva; Professor Waldemarin Coelho; e Professora Francisca Geny Lustosa. Os demais docentes que tenham interesse em participar do grupo de trabalho devem procurar a Diretoria para adesão.


ADUFC-Sindicato participa de I Encontro Nacional da Rede ODS Brasil em Fortaleza

Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa de I Encontro Nacional da Rede ODS Brasil em Fortaleza

Foto: Bárbara Magalhães

A Diretoria da ADUFC-Sindicato, representada por seu Secretário-Geral, Prof. Enio Pontes, participou nesta quinta-feira (6) do I Encontro Nacional da Rede de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-Brasil), realizado na sede do IPREDE em Fortaleza. Também compareceram à reunião, representantes de entidades e universidades de diferentes estados brasileiros que fazem parte da Rede.

A Rede ODS Brasil é uma articulação de diversos atores sociais que tem como objetivo a implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os envolvidos debatem sobre problematizações sociais e desenvolvem projetos institucionais a fim de levar uma maior qualidade de vida para a sociedade.

Além de representar a Diretoria da ADUFC-Sindicato, o Prof. Enio Pontes representou no encontro a Coordenação Estadual da Auditoria Cidadã da Dívida e estará presente nas ações da Rede ODS no estado do Ceará.


Começam as obras de ampliação da sede da ADUFC-Sindicato no Cariri

Comissão para discutir Reforma Estatutária é definida durante reunião do Conselho de Representes

Tiveram início nesta semana as obras de ampliação da sede da ADUFC- Sindicato no Cariri. No local, está sendo construído um auditório com capacidade para 210 pessoas, uma sala para os atendimentos jurídicos e um almoxarifado.

Atualmente, o espaço da sede é dividido em duas salas, uma para a diretoria e outra para a secretaria, uma cantina, dois banheiros, uma área externa com restaurante e o campo society. As obras estão previstas para serem concluídas em fevereiro de 2017.


CONAE 2018 tem lançamento na ADUFC-Sindicato com palestra sobre Reforma do Ensino Médio

CONAE 2018 tem lançamento na ADUFC-Sindicato com palestra sobre Reforma do Ensino Médio

Foto: Nyna Sany

Na manhã da última segunda-feira (3) foi lançado no auditório da ADUFC-Sindicato o CONAE 2018 e o 1º Ciclo Temático: ”Quanto Vale sua Educação?” com palestra sobre Reforma do Ensino Médio, proferida pelo Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE) e Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Prof. Heleno Araújo, e pelo Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Prof. Idevaldo Bodião. Também compuseram a mesa dos trabalhos, o Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, e a Coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE), Profª. Rita de Cássia.

O tema central da palestra foi a Medida Provisória nº 746/2016, apresentada no dia 22 de setembro pelo Governo Federal, que propõe mudanças no Ensino Médio, e, se aprovada, afetará conteúdo e formato das aulas, a elaboração de vestibulares e a realização do ENEM.

O Prof. Heleno Araújo iniciou o encontro afirmando que a Medida Provisória (MP) sobre o Ensino Médio é um retrocesso para a sociedade brasileira, pois ”a reforma do MEC tem um objetivo central: reduzir a aprendizagem dos estudantes aos ditames do mercado e fomentar a privatização das escolas e a terceirização de seus profissionais.”

A justificativa do Governo Federal para a implantação da MP é de que a nota do Ensino Médio está baixa e é necessário haver uma mudança com a realização do monitoramento do aprendizado. Segundo o Coordenador do FNE, já existe uma legislação vigente que atende às necessidades do ensino escolar no Brasil, mas não é colocada em prática. ”Ao invés de propor uma nova reforma, deveriam executar o que está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O País seria outro”, completa.

O Prof. Heleno Araújo explicou que uma das intenções da MP é reduzir o conhecimento obrigatório dos estudantes do ensino médio público à língua portuguesa e à matemática, únicas disciplinas a serem ministradas obrigatoriamente nos três anos do Ensino Médio, a fim de melhorar as notas nos testes padronizados (nacionais e internacionais).

Questionando a ação inesperada do Governo Federal, o Prof. Idevaldo Bodião falou sobre a falta de debate com setores da educação para a mudança no Ensino Médio e enfatizou que ”a implantação de políticas públicas deve ocorrer sempre de modo gradual e transparente.”

Se aprovada, a MP permitirá também que profissionais sem diploma específico de professor, porém, com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, possam dar aulas de conteúdos afins à sua formação. Para o Prof. Bodião, a medida é um erro, pois desvaloriza o ensino superior profissionalizante.

Assista a palestra na íntegra: http://migre.me/v8Gaz

CONAE 2018 tem lançamento na ADUFC-Sindicato com palestra sobre Reforma do Ensino Médio

Foto: Nyna Sany


Segundo dia do lançamento CONAE 2018 acontece com apresentações teatrais e palestras na ADUFC-Sindicato

Segundo dia do lançamento CONAE 2018 acontece com apresentações teatrais e palestras na ADUFC-Sindicato

Foto: Nyna Sany

O segundo dia do lançamento do CONAE 2018 e o 1º Ciclo Temático: “Quanto Vale sua Educação?” na terça-feira (4), foi marcado por apresentações dos alunos do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e por palestras ministradas pela Profª. Dra. Magna França (UFRN), pela Profª Dra. Antônia de Abreu (IFCE), e pelo Sócio-Diretor da Civitas Consultoria, André Carvalho.

Compuseram a mesa dos trabalhos o Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes; a representante do Reitor do IFCE, Profª. Elenilce Gomes; a Secretária da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Wladia Cosmo; a representante do Deputado Federal Chico Lopes, Samia Helena; a representante do Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Profª. Maria do Socorro Vieira; o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Prof. Anízio Melo; o estudante da UECE, Danilo Bandeira; e a estudante do IFCE, Tatiana Farias.

Os alunos do curso de Teatro do IFCE fizeram encenações a partir do tema ‘’A escola em fragmentos’’ para levantar questionamentos sobre bullying no ambiente escolar, a falta de estrutura nas salas de aula e a falta de preparação de professores para receber alunos com necessidades especiais.

Os palestrantes falaram sobre o financiamento da educação brasileira e a perspectiva do setor educacional no País. A Profª. Dra. Magna França fez uma análise dos planos econômicos do Governo Federal e seus impactos na sociedade. A Profª. Dra. Antônia de Abreu demonstrou como é formado o fundo público de investimento no Brasil dentro do modo de produção capitalista. O palestrante André Carvalho fez um parâmetro das receitas da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) e do cenário econômico para 2017.

O vídeo do evento na íntegra está disponível no site da ADUFC-Sindicato: http://migre.me/vajy2




Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição e Redação: Helena Demes, Bárbara Magalhães e Lívia Priscilla | Diagramação: Renê Mendes

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]