Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 21 – 30 de setembro de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 21 • 30 de setembro de 2016

ADUFC-Sindicato realiza Assembleia Geral no dia 29 de setembro

ADUFC-Sindicato realiza Assembleia Geral no dia 29 de setembro

Foto: Nyna Sany

No dia 29 de setembro, data da segunda Paralisação Nacional dos servidores públicos organizada pelas centrais sindicais de todo o País – a primeira foi no dia 22 de setembro – a ADUFC-Sindicato realizou Assembleia Geral Extraordinária no Pátio da Reitoria da UFC, com a presença de 122 professores. Os docentes da UFCA, UNILAB e dos campi da UFC no interior do Estado puderam participar através de videoconferência.

Durante a assembleia foi comunicado o envio de ofício à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, pedindo informações sobre a regularização do plano de saúde de alguns professores que usam o convênio através do Sindicato e a constatação do pagamento do benefício retroativo à folha de setembro.

Outros informes foram sobre a palestra ”Reforma do Ensino Médio” que acontecerá na sede da ADUFC-Sindicato, no dia 3 de outubro, às 9h, ministrada pelo Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE) e Coordenador do Fórum Nacional de Educação, Prof. Heleno Araújo; o Lançamento do CONAE 2018 com o 1º Ciclo Temático ”Quanto Vale sua Educação?” pelo Fórum Estadual de Educação, na sede do Sindicato, no dia 4 de outubro, das 14h às 17h.

O Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, também comunicou aos docentes sobre o Ciclo de Seminários que está sendo organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) com a participação do Sindicato e do SINTUFCE, no intuito de construir um texto para a nova regulamentação dos espaços da UFC para ser entregue até o dia 28 de outubro ao Conselho Universitário (CONSUNI). Docentes, servidores públicos e estudantes podem ir aos encontros e colaborar com a criação do texto. A programação dos seminários pode ser encontrada no site da ADUFC-Sindicato: http://migre.me/v71ZF

Os encaminhamentos da Assembleia foram:

• Direcionamento dos seguintes pontos para discussão no Seminário sobre a Regulamentação dos Espaços da Universidade, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE): (1) contra qualquer tipo de cobrança pelo uso dos espaços da UFC, (2) contra qualquer tipo de cerceamento, dificultação ou censura no uso de espaços da UFC, (3) pelo respeito às entidades representantes dos professores, dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes, em suas demandas de uso dos espaços da universidade e (4) contra a decisão de deixar a cargo de gestores decidir o que é conveniente ou não nos espaços da UFC;
• Reunião do Conselho de Representantes na próxima semana;
• Articulação mais ampla com Frentes “Brasil Popular”, “Povo sem medo” e outros movimentos;
• Contato com os parlamentares na próxima semana;
• Formar uma comissão de divulgação para produzir materiais impressos e escritos para a imprensa (cartazes, etc);
• Convidar o Prof. Idevaldo da Silva Bodião para integrar a mesa da palestra “Reforma do Ensino Médio” com o Prof. Heleno Araújo, às 9h, no dia 03/10, no auditório da ADUFC-Sindicato;
• Nova Assembleia Geral Extraordinária dos Professores no dia 11 de outubro;
• Prof. Francisco José Pinheiro, Profª. Maria do Céu e Prof. Geovani Tavares (UFCA) irão para Brasília nos dias 8 e 9 para reunião do setor das IFES do ANDES-SN.

ADUFC-Sindicato participa de Plenária Universitária no Dia de Paralisação

Foto: Nyna Sany


ADUFC-Sindicato participa de Plenária Universitária no Dia de Paralisação

ADUFC-Sindicato participa de Plenária Universitária no Dia de Paralisação

Foto: Nyna Sany

A ADUFC-Sindicato, por meio do seu Presidente, Prof. Leonardo Monteiro, participou no dia 29 de setembro, Dia de Paralisação, da Plenária Universitária que aconteceu no Pátio das Mangueiras, no Campus do Pici (UFC). Com o objetivo de mobilizar atividades conjuntas, a Plenária reuniu a comunidade acadêmica para discutir a PEC 241, o PLP 257, a Paridade, as 30 horas e a Portaria 3131.

Durante o evento, o Prof. Leonardo Monteiro destacou a importância desse momento de organização com professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, bem como a necessidade de construir uma assembleia unificada. “Precisamos ter essa unificação das forças das nossas representações para traçarmos estratégias de luta”, ressaltou.

Segundo a Coordenadora do SINTUFCE, Keila Camelo, não adianta fazer atos de rua só com as lideranças, pois é preciso que a base esteja presente. “É um momento de construir a unidade dentro da universidade e convencer os nossos trabalhadores a unir forças para ir à rua”. Segundo Matheus Figueiredo, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), esse espaço de luta está sendo construído como um acúmulo de forças. “É um momento em que não podemos admitir sectarismo”, afirmou.

Como encaminhamento, ficou decidida a realização de uma nova reunião entre a ADUFC-Sindicato, SINTUFCE e DCE para aprofundar a discussão e definir as próximas atividades conjuntas. Além da Plenária, a programação do dia de Paralisação também contou com uma assembleia dos docentes, pela manhã, no jardim da Reitoria

ADUFC-Sindicato participa de Plenária Universitária no Dia de Paralisação

Foto: Nyna Sany


Secretário-Geral participa de reunião do Fórum Estadual de Educação do Ceará

Secretário-Geral participa de reunião do Fórum Estadual de Educação do Ceará

Foto: Lívia Priscilla

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, participou da 6ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE/CE) no dia 30 de setembro, na Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Na pauta estava o fortalecimento dos Fóruns Municipais, o lançamento da etapa estadual da CONAE 2018 e a realização do 1º Ciclo Temático “Quanto Vale sua Educação? – Mesa Redonda – Financiamento da Educação no Cenário Atual”, que acontece no dia 04 de outubro no auditório da ADUFC-Sindicato. Na reunião, também foi abordada a MP 746, que trata da Reforma do Ensino Médio.

Na ocasião, o Prof. Enio Pontes falou da velocidade com que emendas como a PEC 241, o PLP 257, a MP 746 e o PLS 204 estão tramitando no Congresso Nacional e que a ADUFC-Sindicato vem se mobilizando para promover uma audiência pública com deputados e senadores sobre essas emendas. “Temos que trabalhar na base das instituições que compõem o Fórum e junto com quem está votando”, afirmou o Prof. Enio. Ele também mencionou o Núcleo Cearense de Auditoria Cidadã da Dívida e convidou os presentes a participarem do mesmo. O Núcleo é coordenado pela ADUFC-Sindicato, tendo à frente o Secretário-Geral, Prof. Enio Pontes.

Ficou deliberado que o Fórum fará um requerimento pedindo a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre a MP 746 e que os integrantes do FEE/CE também participarão de outras audiências que acontecerem sobre a emenda. Outros encaminhamentos foram a construção de uma agenda de mobilização do Fórum contra a MP.

Além disso, ficou decidida a elaboração de uma nota de repúdio pedindo a revogação da MP 746, reafirmando a posição do Fórum Nacional de Educação (FNE), bem como a possibilidade de interpelação judicial em relação à inconstitucionalidade da medida. A nota será apresentada em reunião extraordinária do Fórum, prevista para as 14h do dia 7 de outubro na ADUFC-Sindicato.

Secretário-Geral participa de reunião do Fórum Estadual de Educação do Ceará

Foto: Lívia Priscilla


ADUFC-Sindicato e Fórum Estadual de Educação do Ceará realizam palestra sobre a Reforma do Ensino Médio

ADUFC-Sindicato e Fórum Estadual de Educação do Ceará realizam palestra sobre a Reforma do Ensino Médio e lançam CONAE 2018

A ADUFC-Sindicato, em parceria com a Coordenação Geral do Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE/CE), promove no dia 03 de outubro, às 9h, no auditório do Sindicato, a palestra “Reforma do Ensino Médio”, que será ministrada pelo Prof. Heleno Araújo, Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), com participação do Professor aposentado Idevaldo Bodião, da Faculdade de Educação da UFC e colaborador do CEDECA.

A palestra integra a programação de lançamento do CONAE 2018 e do 1º Ciclo Temático: Quanto Vale sua Educação?”, que ocorrerá no dia 4 de outubro, das 14h às 17h, no auditório da ADUFC-Sindicato, por meio da mesa redonda “Financiamento da Educação no Cenário Atual”.

Em sua fala, o Prof. Heleno Araújo vai tratar da Medida Provisória (MP) apresentada no dia 22 de setembro pelo Governo Federal que propõe mudanças no Ensino Médio, e que, se aprovada, afetará conteúdo e formato das aulas e a elaboração de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, a MP permitirá que profissionais sem diploma específico de professor, porém, com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, possam dar aulas de conteúdos afins à sua formação.

Outras mudanças da MP se referem à diminuição do conteúdo obrigatório, de forma a privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Assim, não serão mais obrigatórios os conteúdos de artes, educação física, filosofia e sociologia. A MP propõe ainda o aumento da carga horária, que deverá ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais.

O palestrante Heleno Araújo Filho é professor de Ciências Físicas e Biológicas na Educação Básica das redes públicas estadual e municipal da cidade de Paulista, em Pernambuco. Ele também é coordenador do Fórum Nacional de Educação – FNE (Gestão 2015-2018), Diretor de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e membro do Fórum Permanente sobre a Política de Formação Docente de Pernambuco. Foi Presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), no período de 2003 a 2006, e Secretário Geral da CUT-PE, de 2001 a 2003.

Serviço:
1) Palestra “Reforma do Ensino Médio”
Dia: 03 de outubro de 2016
Hora: 9h
Local: Auditório da ADUFC-Sindicato (Av. da Universidade, 2346 – Benfica).

2) Lançamento do CONAE 2018 e do 1º Ciclo Temático: “Quanto vale sua educação?”
Dia: 04 de outubro de 2016
Hora: 14h às 17h
Local: Auditório da ADUFC-Sindicato (Av. da Universidade, 2346 – Benfica).


Diretoria da ADUFC-Sindicato participa de reunião no Centro de Ciências

Diretoria da ADUFC-Sindicato participa de reunião no Centro de Ciências

Foto: Nyna Sany

A Vice-Presidente da ADUFC-Sindicato, Profª. Neile Torres, e o Secretário-Geral, Prof. Enio Pontes, compareceram na última quarta-feira (28) à reunião do Conselho de Representantes do Centro de Ciências da UFC para falar sobre as pautas da Assembleia Geral do dia 29 de setembro.

A Profª. Neile Torres alertou os professores sobre os planos econômicos (PEC 241, PLP 257, PLS 204, Reforma da Previdência, entre outros) que estão em andamento para serem votados no Congresso Nacional e como essas medidas irão prejudicar a educação. Ela convidou os docentes para discutir as questões na Assembleia do dia 29 e encontrar um meio da categoria agir para barrar esses projetos.

Os professores presentes à reunião também aproveitaram o momento para falar sobre os casos de violação de direitos sofridos pelos docentes da Universidade e manifestaram apoio à iniciativa do Sindicato de enviar uma moção de repúdio ao Reitor de Gestão de Pessoas da UFC, Prof. Serafim Firmo de Souza.


ADUFC-Sindicato reúne-se com SINTUFCE e DCE

ADUFC-Sindicato reúne-se com SINTUFCE e DCE

Foto: Nyna Sany

A Diretoria da ADUFC-Sindicato, representada pelo Presidente, Prof. Leonardo Monteiro, reuniu-se no dia 23 de setembro, na sede da entidade, com as representantes do SINTUFCE, Keila Camelo e Heveline Ribeiro, e com os integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Matheus Figueiredo, Luís Carlos e Artur Juvêncio.

A pauta da reunião tratou das deliberações do dia 22 de setembro e da definição de atividades conjuntas para o dia 29 de setembro. Ficou decidido que, pela manhã, as atividades de cada entidade acontecerão separadamente e, no período da tarde, às 14h, será promovido um Seminário da Comunidade Universitária, no Campus do Pici, reunindo professores, servidores e estudantes, para analisar a conjuntura nacional e local e discutir a regulamentação dos espaços da UFC (Portaria 3131) e as questões ligadas ao Restaurante Universitário.

Para o Prof. Leonardo Monteiro, esse momento reforça a importância dos professores fazerem parte dessas mobilizações. “Chegou a hora da unificação de lutas diante da conjuntura que se apresenta”, afirmou.


ADUFC-Sindicato participa de reunião com DCE sobre regulamentação de uso dos espaços da UFC

ADUFC-Sindicato participa de reunião com DCE sobre regulamentação dos espaços da UFC

Foto: Nyna Sany

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, participou no dia 23 de setembro, no Centro de Humanidades da UFC do Seminário sobre a Regulamentação de Uso dos Espaços da Universidade, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O encontro faz parte de uma mobilização entre docentes, servidores públicos e estudantes que, juntos, pretendem desenvolver um texto para a nova regulamentação dos espaços da UFC para ser entregue até o dia 28 de outubro ao Conselho Universitário (CONSUNI).

A demanda da criação de uma nova resolução partiu do Ministério da Educação (MEC) e foi encaminhada à Reitoria da UFC, que em resposta havia elaborado e aprovado a Portaria 3131 em agosto. Porém, após manifestações de insatisfação em relação às restrições apresentadas na resolução, a Portaria foi revogada pela Reitoria da UFC.

Durante a reunião, o Prof. Enio Pontes, manifestou o apoio da ADUFC-Sindicato para a criação do novo texto da regulamentação de uso dos espaços. ”O Sindicato está disposto a ajudar na construção da resolução. É importante construir uma frente ampla entre os três setores (ADUFC-Sindicato, SINTUFCE e DCE) em prol das melhorias na Universidade”, afirmou o professor.

Além dos Seminários já realizados no Campus do Benfica (28 de setembro) e no Campus do Labomar e Pici (29 de setembro), estão programados mais cinco encontros para a elaboração da nova Regulamentação de Uso dos Espaços da UFC:

04/10 – Seminário local nos campi Porangabussu e Crateús (local e horário a definir)
05/10 – Seminário local nos campi Quixadá e Sobral (local e horário a definir)
06/10 – Seminário local no campus de Russas (local e horário a definir)
06/10 – Conselho de Entidades de Base (CEB) de sistematização e propostas (Pátio da História às 18h)
08/10 – Planejamento com CA’s e DCE sobre a jornada de lutas (sede do DCE no Campus do Pici)


Planos econômicos do governo federal são discutidos no Departamento de Medicina da UFC

Planos econômicos do governo federal são discutidos no Departamento de Medicina da UFC

Foto: Nyna Sany

O Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, e a Vice-Presidente, Profª. Neile Torres, estiveram na manhã de terça-feira (27) no Departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC para falar sobre a conjuntura nacional e os planos econômicos impostos pelo governo à sociedade brasileira e aos servidores públicos federais.

Foram colocados em debate temas como a medida provisória sobre a reforma no ensino médio, lançada no dia 22 de setembro pelo governo federal; o PLS 204, que, na prática, é um projeto de lei para legalizar um esquema de geração de grandes somas de dívida pública; a PEC 241, emenda que congela por 20 anos os gastos com a educação e outros setores públicos; e o PLP 257, projeto que propõe o alongamento das dívidas de Estados e do Distrito Federal com a União por 20 anos.

O Prof. Leonardo Monteiro apresentou os impactos que a aprovação desses projetos de lei causarão na carreira dos servidores públicos, além do desmonte que tais emendas podem causar em setores como a saúde, moradia e segurança. Como medida para tentar barrar a sanção dessas propostas, o Presidente propõe fazer um trabalho buscando a bancada cearense no Congresso. ”Os deputados e senadores estão sem agenda até as eleições, mas posteriormente precisamos chegar até eles para discutir.”

Os docentes também questionaram como o Sindicato faz para participar das negociações nacionais sem estar inserido em uma entidade a nível federal. ”Se nós queremos discutir assuntos nacionais, precisamos estar integrados com os outros sindicatos. Sem a filiação (a uma federação) ficamos isolados e perdemos força”, disse a Profª. Conceição Aparecida.

A Profª. Neile Torres aproveitou o momento para reforçar a ideia de unificação da categoria no momento político atual. Segundo ela, a conjuntura é grave e a comunidade tem que discutir e encontrar um caminho para mudar essa situação, pois “todos os dias o governo lança novas medidas acabando com os direitos da sociedade.”


ADUFC-Sindicato promove Curso sobre História da Música Ocidental

ADUFC-Sindicato promove Curso sobre História da Música Ocidental

Foto: Renê Mendes

Foi realizada na manhã do dia 29 de setembro, no auditório da ADUFC-Sindicato, a primeira aula do Curso de Introdução à História da Música Ocidental, ministrada pelo Prof. Paulo Roberto Carvalho de Almeida, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da UFC. Ao todo, serão 12 encontros de cultura e arte, às quintas-feiras, de 9 a 11 horas, até 15 de dezembro.

O curso abordará a História da Música Ocidental (europeia) desde seus primórdios (música hebraica e grega), continuando no primeiro estilo musical do Ocidente – o canto gregoriano – e, a seguir, a música da renascença, do barroco, classicismo e romantismo. Durante as aulas, serão apresentados músicas e vídeos de compositores como Vivaldi, J. S. Bach, Haydn, Mozart, Beethoven e Chopin, entre outros, procurando inserir os principais compositores e o estilo de cada período no contexto social em que ocorreram.


Professores aposentados participam de café da manhã na ADUFC-Sindicato

ADUFC-Sindicato realiza Assembleia Geral no dia da Paralisação Nacional

Foto: Nyna Sany

A Diretoria da ADUFC-Sindicato realizou na quarta-feira (28), em seu Espaço Cultural, um café da manhã com os professores aposentados. Na ocasião, foi feita a comemoração dos aniversariantes dos meses de agosto e setembro e realizado um bingo com entrega de brindes. O evento contou com a presença de mais 80 docentes.


ADUFC-Sindicato realiza convênio com o Núcleo Integrado de Psicologia

ADUFC-Sindicato realiza Assembleia Geral no dia da Paralisação Nacional

A Diretoria da ADUFC-Sindicato assinou convênio no dia 14 de setembro com o Núcleo Integrado de Psicologia (NIP), dirigido pelo psicólogo e professor Orozimbo Leão de Carvalho Neto, com o objetivo de prestar serviços psicológicos aos sindicalizados e seus dependentes, bem como aos funcionários do Sindicato.

Por meio do convênio, a ADUFC – Sindicato assegura aos seus sindicalizados, dependentes e funcionários, valores diferenciados nas consultas e demais procedimentos oferecidos pelos profissionais do NIP, devendo o pagamento de tais serviços serem efetuados à vista e feitos pelos beneficiados diretamente ao Núcleo.

A ADUFC-Sindicato também possui convênio com a UNIODONTO, UNIMED, Escola Fisk (inglês e espanhol), Colégio Espaço Aberto, Fito-Fórmula (farmácia com manipulação), Escolinha Comecinho do Saber, Distrivídeo, Clínica de Estética Beatriz Caminha, Magis Incorporações e com a Clínica de Odontologia Sorrident´s, em Juazeiro do Norte (CE). Mais informações sobre os convênios: http://migre.me/v6VxQ

Serviço:
Núcleo Integrado de Psicologia (NIP)
Av. Dom Luís, 500, sala 1101 (Shopping Aldeota).
Telefone: (85) 3094-1104.


Depoimento do Prof. Luciano Silveira Pinheiro enviado à Diretoria da ADUFC-Sindicato

“A atual Avenida da Universidade, que sob a minha óptica, deveria ser chamada de Avenida Universitária, era anteriormente denominada Avenida Visconde do Cauipe (décadas de 50 e 60). Eu residia nessa época na Rua Luís de Miranda, 170, atual Rua Instituto do Ceará, ao lado do prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, onde funcionou por muitos anos o Grupo Escolar Rodolfo Teófilo. Estudei por dois anos nessa bela escola primária pública estadual. Eu e o meu amigo Eugênio Bezerra, que se graduou primaveras depois em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará, geralmente íamos a pé até ao Cine Art, passando ao largo pela famosa Caixa D’água ainda hoje existente nas proximidades do IJF, antiga Assistência Municipal. Esse preâmbulo histórico faz-se mister para demonstrar como conheço o bairro do Benfica como a palma da minha mão e o solado dos meus pés. Daí ver com satisfação e envaidecimento o que os colegas dirigentes da ADUFC estão fazendo (ver texto e fotos no Jornal da ADUFC, edição especial de setembro de 2016), mantendo a arquitetura histórica exterior dos imóveis adquiridos, com benfazejas reformas, construindo benfeitorias em prol de todos os docentes sindicalizados, além de proporcionar melhores condições de trabalho para todos os funcionários e colaboradores da ADUFC. Recebam encômios e parabéns do associado Luciano Silveira Pinheiro, Professor Titular Emérito da Universidade Federal do Ceará (Departamento de Saúde Materno Infantil) e Coordenador do Módulo Concepção e Formação do Ser Humano (GO) na Unichristus. E-mail lspgineco@yahoo.com.br.”






Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição e Redação: Helena Demes, Bárbara Magalhães e Lívia Priscilla | Diagramação: Renê Mendes

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]