Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 17 – 26 de agosto de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 17 • 26 de agosto de 2016

Presidente da ADUFC-Sindicato participa de reunião em Brasília com centrais sindicais, federações e confederações

O Presidente da ADUFC- Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, participou de reunião no dia 23 de agosto, em Brasília, com todas as centrais sindicais, federações e confederações que representam o funcionalismo público nos três níveis Federal, Estadual e Municipal. O encontro foi convocado considerando a importância de unidade e mobilização neste momento de iminência das votações em tramitação no Congresso Nacional que prejudicam os servidores públicos.

A pauta tratou da análise e organização de atividades de cunho nacional contra o PLP 257/16 e o PEC 241/16, bem como da formação de caravanas e acampamentos, em defesa da valorização dos servidores públicos. A sugestão é que esse movimento aconteça no período de 12 a 15 de setembro, quando será a votação do processo do deputado Eduardo Cunha.

Além disso, também foi discutida a possibilidade de mobilizar uma greve geral unindo todas as categorias do poder público e privado, prevista para acontecer após as eleições municipais. A reunião encaminhou apoio a essas ações propostas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE).

O encontro contou com a representação da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Força Sindical, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Pública e da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).


SBPC E ADUFC-Sindicato promovem palestra sobre “Soberania Nacional e a Crise Institucional”

ADUFC-Sindicato e SBPC realizam palestra com Ciro Gomes sobre Soberania Nacional e a Crise Institucional

Foto: Nyna Sany

Lançado em março deste ano, por meio de parceria entre a ADUFC-Sindicato e a SBPC/CE, o projeto “Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará” realiza palestras mensais com o intuito de consolidar o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, ciências humanas e sociais, letras e administração.

A palestra do mês de agosto ocorreu ontem (25) no auditório da Faculdade de Direito da UFC com o ex-ministro Ciro Gomes, que falou sobre ‘’Soberania Nacional e a Crise Institucional’’, tendo como mediadores o Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, e o Secretário Regional da SBPC no Ceará, Prof. Lindberg Gonçalves.

O Prof. Lindberg iniciou o encontro pontuando a relevância no meio político do ex-ministro Ciro Gomes para estar ministrando a palestra, onde sua opinião, baseada em seu conhecimento sobre a atual conjuntura nacional, iria proporcionar uma perspectiva diferente da situação econômica e política no Brasil.

O palestrante falou sobre o cenário da crise internacional e como isso chega ao Brasil, prejudicando uma possível melhora na economia brasileira. Ciro Gomes citou exemplos de países como a China e Estados Unidos, que pela falta de mecanismo de coordenação ‘‘não vão sair da crise tão cedo’’. ‘‘A China está tentando administrar o que eles chamam de soft landing”, ou seja, eles vão parar de crescer 14% ao ano como estavam há 12 anos e vão crescer entre 5% e 6% ao ano”.

Falando sobre o que acontece no governo brasileiro e as causas para o momento de recessão que o País enfrenta, ele foi enfático ao dizer: ‘‘aqui dentro (no Brasil) nós temos a primeira tentativa na história da teoria econômica mundial, de tentar reverter um quadro de recessão com um conjunto drástico de medidas e providências contracionistas. Nós reprimimos dramaticamente o crédito público, constrangemos ao máximo o investimento público, colapsamos o crédito para o setor privado e estamos registrando simples e puramente a maior recessão econômica da história brasileira.’’

Ciro Gomes ainda citou as despesas mais relevantes que a União Federal tem com gastos públicos, que são o financiamento da previdência social e da saúde pública, os gastos com as universidades federais e os juros da dívida pública, sendo esta última, segundo ele, o que está afogando o País na crise, pois o Brasil está com a maior taxa de juros do mundo, fazendo com que esse gasto esteja em elevação na hora que se convoca a sociedade brasileira a fazer sacrifícios em educação, saúde e previdência. ‘‘Há um gasto fora de qualquer padrão de explicação teórica que é o gasto com juros para o serviço da dívida,” completa ele.

A palestra foi finalizada com uma rodada de perguntas da plateia e dos internautas que estavam acompanhando ao vivo através do site da ADUFC-Sindicato, que levantaram questionamentos referentes às eleições presidenciais de 2018, o processo da Lava Jato, a reforma política no Congresso Nacional, dentre outros.

Acesse a palestra através do link: http://migre.me/uM0wT

ADUFC-Sindicato e SBPC realizam palestra com Ciro Gomes sobre Soberania Nacional e a Crise Institucional

Foto: Renê Mendes


ADUFC-Sindicato participa de reunião com a Diretoria da UFC Virtual

Foto: Bárbara Magalhães

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, participou na tarde da última terça-feira (23) de reunião com o Diretor e Vice-diretor da UFC Virtual, Prof. Mauro Pequeno e Prof. José Aires, respectivamente, para falar sobre o novo prédio do departamento que está sendo construído no Campus do Pici.

Professores do setor de Sistema de Mídias Digitais (SMD) procuraram a ADUFC-Sindicato para relatar a preocupação de alguns docentes com a localização do edifício. Segundo eles, o acesso ao local é precário, falta vigilância e o muro que cerca o muro está quebrado, causando ainda mais insegurança no deslocamento.

O Prof. Mauro Pequeno afirmou que a UFC Virtual está com um projeto pronto para viabilizar a melhoria do acesso ao prédio. Porém, tal medida será apenas um paliativo enquanto a UFC não disponibiliza os recursos necessários.

Com relação à vigilância do novo prédio, os diretores garantiram que haverá segurança armada 24h ao redor do local e um carro de segurança deverá ficar disponível no período da noite. Eles também afirmam que foi reforçada a iluminação, sendo colocados cinco refletores no prédio e nos postes ao redor.

Na próxima segunda-feira (29) será realizada uma reunião com todos os professores envolvidos na questão. “Para que a gente saia com o compromisso da administração, no sentido de mostrar as melhorias que a transição das aulas para o outro prédio trazem, é importante que haja esse encontro’’, afirma o Prof. José Aires. Para ele, “o novo prédio tem uma ótima estrutura, o que precisa ser acertado são as condições do acesso ao local”.

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, disponibilizou o Sindicato para ajudar na mediação desse debate entre os docentes e a UFC Virtual, de forma que as preocupações relatadas pelos professores sejam solucionadas.


Comissão de Direitos Humanos da UFC é instalada com participação da ADUFC-Sindicato

Comissão de Direitos Humanos da UFC é instalada com participação da ADUFC-Sindicato

Foto: Portal UFC

Tomaram posse na última terça-feira (23), os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da UFC, instalada durante solenidade realizada no auditório da Reitoria, presidida pelo Vice-Reitor Custódio Almeida. Integram a Comissão o Secretário e o Tesoureiro – Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes e Prof. Christian Monteiro.

A Comissão de Direitos Humanos pretende promover ações educativas envolvendo a importância da proteção e da defesa dos Direitos Humanos dentro da UFC, além de implantar políticas institucionais voltadas para o fortalecimento dessas ações.

Segundo o Prof. Christian Monteiro, essa iniciativa abre espaço para a possibilidade de denúncias partindo de pessoas que se sintam oprimidas dentro da Universidade. “Ainda vamos realizar uma reunião onde serão divididas as tarefas de execução dentro do colegiado, mas a instauração já é um grande passo’’, completa o professor.

Comissão de Direitos Humanos da UFC é instalada com participação da ADUFC-Sindicato

Foto: Portal UFC

Para registrar o compromisso da ADUFC-Sindicato na disposição de estar presente em movimentos de importância e relevância como o da Comissão de Direitos Humanos, o Prof. Enio Pontes subiu ao palco e agradeceu o convite. “Nosso Sindicato está disponível para colaborar com esta Comissão da forma que for necessária para o engrandecimento no debate desses temas’’, afirmou ele.

A Profª. Zelma Madeira, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará, falou sobre a dificuldade que existem em falar de temas como o racismo, onde a maioria da sociedade ainda reluta em admitir que a problemática está presente no cotidiano brasileiro. “A cada 23 minutos morre um negro assassinado no País. Se não encararmos que o problema existe, não temos motivos para buscarmos solução’’, afirmou a professora na última palestra da solenidade.

Comissão de Direitos Humanos da UFC é instalada com participação da ADUFC-Sindicato

Foto: Bárbara Magalhães


Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa do Rádio Debate com Vice-Reitor da UFC e representante da SBPC

Foto: Renê Mendes

Ensino Superior Público no contexto da crise política no Brasil foi o tema do Rádio Debate desta quinta-feira (25), com a participação de professores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O programa da Rádio Universitária contou com a presença do Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, do Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato e docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Prof. Enio Pontes, e do representante da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Ceará (SBPC) e docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Prof. Armênio Aguiar.

Foram abordados temas como a redução de mais de R$ 18 milhões no orçamento da UFC em 2017 e a PEC 241/2016. Para o Prof. Custódio Almeida, esses cortes no orçamento destinado às universidades federais podem prejudicar o processo de expansão da UFC nos campi do interior, como Russas e Crateús, bem como da UFCA e UNILAB. “Quando você pensa em cortes, isso é incompatível com o processo de expansão”. Ele explicou ainda que nesse cenário é preciso estabelecer prioridades e fazer um processo de remanejamento nos recursos.

Segundo o Prof. Enio Pontes, o momento político e econômico do País é uma grande preocupação na ADUFC-Sindicato. “O que se atenta de mais grave é a PEC 241, que é uma proposta bem complicada de cortes de investimentos. Essa Proposta de Emenda significa exatamente que o governo vai congelar por 20 anos investimentos federais em cima da educação, da saúde. Isso vai complicar muito a vida do servidor público”, afirmou.

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato também rebateu o argumento do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a favor da aprovação da PEC 241, apresentado em audiência pública na Comissão da Câmara dos Deputados. Na ocasião, Meirelles informou que, após dez anos sob o novo regime, o Legislativo pode rever a medida e definir as regras para a década seguinte. “O ministro falou que isso (redução nos investimentos) pode ser revisto daqui a dez anos, mas dez anos em Educação? Isso com certeza é grave e nós temos que estar atentos e buscar estratégias para combater tudo isso”, defendeu.

Contribuindo para o debate, o Prof. Armênio Aguiar abordou a importância de denunciar esse momento perante a sociedade brasileira e questionou qual projeto de país queremos. “É preciso dizer muito claramente que a sociedade do Brasil, do estado do Ceará consegue sobreviver sem uma universidade. Agora que sociedade vai ser essa? ”, questionou ele.

ADUFC-Sindicato participa de debate na Rádio Universitária

Foto: Renê Mendes


Coral da ADUFC-Sindicato apresenta “Palestra Cantada” no Theatro José de Alencar

Foto: Nyna Sany

O Coral da ADUFC-Sindicato apresentou na quinta (25) e apresenta também hoje (26), às 18h, o espetáculo “Palestra Cantada”, no Foyer do Theatro José de Alencar, trazendo em sua bagagem os aplausos das apresentações realizadas no Cariri (UFCA), em maio passado.

Música, conhecimento, ‘socialidade’ e beleza são algumas das palavras usadas pela Profa. Izaíra Silvino, regente do Coral, para descrever o espetáculo. Entre reflexões filosóficas sobre a música enquanto discurso de resistência, superação e amor, o repertório passeia por canções da música popular brasileira, além de prestar sua homenagem à cultura local por meio de interpretações de composições da região. “São apresentadas músicas que tratam da resistência, da resiliência e da empoderação, na perspectiva da integração e do amor”, adianta a maestrina.

O Coral da ADUFC-Sindicato também realizará apresentações na cidade de Sobral, no dia 16 de setembro, às 10h30min, no campus da Universidade Federal do Ceará daquele município e à tarde, às 15h, no North Shopping Sobral (Av. Monsenhor Aloísio Pinto, 300 – Dom Expedito).




Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição: Bárbara Magalhães | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]