Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 15 – 05 de agosto de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 15 • 05 de agosto de 2016

Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa de debate sobre Ciência e Tecnologia na Rádio O Povo CBN

Foto: Nyna Sany

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, participou na última quarta (3) de um debate na Rádio O Povo CBN sobre ”Tecnologia no dia-a-dia”. O debate também contou com a participação do Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Tarcísio Pequeno, do Engenheiro Químico e Doutor em Recursos Hídricos, Prof. José Capelo Neto e do Engenheiro Civil e Diretor de Comunicação e Marketing do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (SENGE), Áulio Antunes.

Através do debate, o programa quis esclarecer o que levou à fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações (MC) e como isso muda o desenvolvimento do País e seu ensino escolar.

Durante o debate, o Prof. Enio Pontes destacou que o MCTI foi o grande motivador e responsável pela evolução científica no Brasil, e fundi-lo com o Ministério das Comunicações atrasa esse desenvolvimento, pois os dois apresentam interesses distintos.

Em dado momento do debate, os participantes foram indagados por um ouvinte sobre a importância do MCTI para o desenvolvimento do País. O Prof. Enio respondeu explicando que ”quando a Coreia esteve em crise nos anos 90, eles apostaram na Ciência e Tecnologia para sair dela. Na época do (ex-presidente) Clinton, quando existiu o problema da turbulência econômica nos EUA, eles apostaram na Ciência e Tecnologia para sair. O próprio Obama agora, com a crise bancária, apostou na Ciência e Tecnologia para resolver”. A locutora Maísa Vasconcelos logo rebateu perguntando se estávamos na contramão, no que o Prof. Enio respondeu: “na contramão total!’

O Prof. Tarcísio Pequeno também fez questão de explicar que ”em nenhum país do mundo se faz investimento em tecnologia sem amparo do recurso público” e que ”a ciência é algo que custa caro, porém custa mais caro ainda não tê-la”.

Para conferir o debate na íntegra acesse o link no youtube: http://migre.me/uz4fu

Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa de debate sobre Tecnologia e Ciência na Rádio O Povo CBN

Foto: Nyna Sany


ADUFC-Sindicato reabre restaurante no Espaço Cultural

Foto: Nyna Sany

O restaurante da ADUFC-Sindicato voltou a funcionar na última segunda-feira (01) sob nova administração, com atendimento aberto ao público. O restaurante funciona de segunda a sexta-feira para o almoço, das 11h30min às 14h, com self-service no valor de R$ 33,00 o quilo e pratos executivos a partir de R$ 9,00 com direito a um copo de suco. O restaurante não cobra 10%.

ADUFC-Sindicato reabre restaurante no Espaço Cultura

Foto: Nyna Sany


Coral da ADUFC-Sindicato e Projeto Bordando a Música sobre o Ceará retomam suas atividades

Coral da ADUFC-Sindicato

O Coral da ADUFC- Sindicato retomou suas atividades na última quarta-feira (3), realizando o primeiro ensaio do segundo semestre, sob a coordenação da Profa. Izaíra Silvino. Os dias e horários dos encontros do Coral permanecem os mesmos, sendo às quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, no auditório da ADUFC-Sindicato.

Também está de volta o Projeto Bordando a Música sobre o Ceará, em sua segunda etapa. A primeira etapa aconteceu de março a maio deste ano e a terceira etapa está prevista para ser realizada de janeiro a maio de 2017. Ao final, será realizada uma exposição dos trabalhos no Espaço Cultural da ADUFC-Sindicato.

Lançado pela ADUFC- Sindicato no primeiro semestre deste ano para professores (aposentados e ativos), o projeto é composto de oficinas semanais para aprender e/ou aperfeiçoar pontos de bordado à mão, ao som de músicas sobre o Ceará, facilitando aos participantes a realização de uma releitura das canções ouvidas por meio do bordado. Os encontros acontecem às quintas-feiras, das 14h às 17h, no auditório da ADUFC-Sindicato.

A coordenação do Projeto está a cargo da Profa. Dra. Maria de Nazaré de Oliveira Fraga, Coordenadora Acadêmica, da Profa. Dra. Maria Dalva Santos Alves, Vice- Coordenadora e de Ana Cristina Guimarães Ferreira – Professora de Bordado.

Informações sobre o Coral da ADUFC-Sindicato e o Projeto Bordando a Música sobre o Ceará através do telefone: 3066-1818

Coral da ADUFC-Sindicato e Projeto Bordando a Música sobre o Ceará retomam suas atividades

Projeto Bordando a Música sobre o Ceará | Foto: Nyna Sany


I Ciclo de Formação Docente acontece neste sábado na ADUFC-Sindicato

Será realizado neste sábado (6), das 8h às 18h, no auditório da ADUFC-Sindicato, o I Ciclo de Formação Docente – crianças, narrativas e diferenças, com a apresentação do Módulo I: Relações etnoraciais na infância: imagens da alteridade no fazer docente, pela Profª Fátima Vasconcelos, do Departamento de Estudos Especializados da UFC. O Módulo II: Modos de narrar: a Poética dos Objetos, acontece no dia 13 de agosto. O evento está sendo organizado por Ludice Grupo de Pesquisa.

Na ocasião, serão realizadas oficinas sobre temas da atualidade da prática docente pouco contemplados no currículo dos cursos de graduação em ciências humanas, organizados em módulos temáticos que contemplam o trabalho com narrativas de modo inovador, a alteridade infantil em suas múltiplas expressões e a construção discursiva das identidades na perspectiva relacional para quem deseja ampliar sua formação acadêmica/profissional.



Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição: Bárbara Magalhães | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]