Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 14 – 29 de julho de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 14 • 29 de julho de 2016

NOTA DE REPÚDIO AO EDITORIAL DE O GLOBO CONTRA A UNIVERSIDADE PÚBLICA

A Diretoria da ADUFC-Sindicato vem a público manifestar o mais veemente repúdio ao Editorial do Jornal O Globo do dia 24 de julho, sob o título “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito.”

O texto coloca a universidade pública na berlinda, sugerindo de forma leviana que ela é a responsável pela grave crise financeira que assola o país e pelas injustiças sociais, esquecendo que essa mesma universidade, por meio da implantação de cotas e programas sociais, torna-se cada vez mais justa e inclusiva.

O Globo ainda acusa em seu editorial, alguns sindicatos das Ifes de serem tolerantes com as injustiças sociais, por estes não defenderem o fim da universidade gratuita com a crise e por entenderem que grande parte dos alunos são oriundos das classes sociais mais altas, fomentada diariamente por meios de suas manchetes e noticiários falaciosos.

Soma-se a isso artigo publicado na revista Veja do dia 27 de julho, assinado pelo jornalista Cláudio de Moura Castro, onde ele desqualifica os professores com a argumentação pífia de que os mesmos “reclamam à toa”, “recebem bem” e “trabalham o equivalente a 19 anos”. A mesma reportagem desqualifica o aumento da atividade extraclasse do docente, bem como os períodos de férias e recesso, onde na maior parte do tempo os professores passam preparando material e qualificando-se para os outros semestres.

Nesse sentido, a Diretoria da ADUFC-Sindicato repudia também a propaganda dos setores econômicos e financistas, bem como da mídia que os respalda, na tentativa de desqualificar e extinguir a educação pública gratuita, de qualidade social e constitucionalmente garantida.

Repudiamos os ataques aos professores de quaisquer setores e ramos da educação do país, tendo em vista que esta é uma das categorias mais penalizadas com excesso de trabalho e pouca valorização financeira e profissional ante as mudanças do mundo do trabalho.

Ratificamos o pensamento de que democratizar o ensino superior é ampliar o acesso à educação a todos os membros da sociedade, criando, assim, estratégias e políticas públicas que possibilitem o ingresso e a permanência dos alunos, sem haver perda na qualidade educacional. E que só assim, e não privatizando o ensino, encontraremos uma saída para as desigualdades sociais e a diminuição da crise no país.

Leia o editorial na íntegra: “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito”.

Diretoria da ADUFC- Sindicato


ADUFC-Sindicato lança concurso fotográfico ”A Universidade em Fotos”

Com o objetivo de selecionar as 13 imagens que irão ilustrar a Agenda 2017, a ADUFC-Sindicato lançou na terça-feira (26), Edital do Concurso ”A Universidade em Fotos” para os professores sindicalizados da UFC, UFCA e UNILAB.

Os interessados em participar do concurso devem enviar registros fotográficos que retratem o cotidiano das atividades docentes no meio acadêmico das três universidades (UFC, UFCA e UNILAB). As fotos serão escolhidas por uma Comissão Julgadora formada por 5 profissionais de renome do segmento de fotografia.

Dentre as inscritas serão selecionadas as 25 melhores, que irão participar de uma exposição por ocasião do lançamento e entrega das agendas. A foto selecionada para ser a folha de rosto da agenda ganhará um tablet, uma mochila e um pen drive personalizados da ADUFC-Sindicato de 4 gigas. As 12 fotos selecionadas para ilustrar os meses na agenda, ganharão mochila e pen drive personalizado da ADUFC-Sindicato de 4 gigas e as demais ganharão pen drive personalizado da ADUFC-Sindicato.

As inscrições e o envio das fotos podem ser feitos até a meia noite do dia 26 de agosto, através do site da ADUFC–Sindicato: www.adufc.org.br/v2/inscricao.

Mais informações através do site www.adufc.org.br/v2/concursofotografia/ ou do telefone: 3066.1818.


ADUFC- Sindicato participa de reunião da CONTEE

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, participou na última quinta (28), em São Paulo, de reunião ampliada da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE).

Além da CONTEE e da ADUFC-Sindicato, estiveram presentes representantes do PROIFES-Federação, FASUBRA, UNE, ANPED, ANFOPE, CEDES, MIEIB e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Na ocasião, foi feita uma avaliação do atual cenário político com foco nos últimos acontecimentos, sobretudo os cortes que atingiram a educação, do trabalho desenvolvido pelo CONTEE e traçadas as ações a serem desenvolvidas no mês de agosto. Os participantes também discutiram amplamente a atuação do Fórum Nacional de Educação e a importância da realização de uma reunião do FNE, marcada para 17 de agosto, para tratar das demandas educacionais frente a tantos ataques.

Ao fim da reunião, foram alinhadas as estratégias para o próximo período, dentre elas a realização de mobilizações contra a retirada de direitos, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e por uma escola sem mordaças, livre e autônoma, Seminário da BNCC e a realização de grande movimento organizado pela Frente Nacional “Contra o Projeto Escola Sem Partido.”


Fortaleza sedia seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular

Estão em curso em todo o país os seminários estaduais para as últimas alterações e supressões na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os encontros nesta fase são organizados pelo CONSED e pela UNDIME, com o apoio do Ministério da Educação.

Em Fortaleza, o Seminário teve início ontem (28), com encerramento hoje (29) à tarde no auditório da FEAC. A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário da Educação do Estado do Ceará, Antônio Idilvan de Lima Alencar, da Coordenadora do Comitê de Mobilização e Sistematização da BNCC/CE, Betânia Maria Gomes Raquel, da Presidente da UNDIME do Ceará, Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira, do Presidente do Conselho de Reitores do Ceará, José Patrício Pereira Melo e da representante do MEC, Cláudia Denis Alves da Paz.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Hilda Micarello, da Universidade Federal de Juiz de Fora, que falou sobre “A estrutura da BNCC para as diferentes etapas de escolarização.” Encerrando a programação, o professor Ítalo Dutra, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, falou sobre “Uma BNCC para a formação humana integral e os desafios da implementação.”

Prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), a meta da Base estabelece que a partir de 2018 as diretrizes sejam implementadas nas escolas. Além de atualizar o conteúdo didático e contribuir com a diversidade territorial, o documento trará orientações para a avaliação curricular e a formação de professores atuantes na educação básica.


Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição: Bárbara Magalhães | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]