Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 12 – 11 de julho de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 12 • 11 de julho de 2016

ADUFC-Sindicato participa de debate promovido pelo SINTUFCe sobre o PL 241

O Secretário -Geral da ADUFC- Sindicato, Prof. Enio Pontes, participou de um debate promovido pelo SINTUFCe no dia 06 de julho, na reitoria da UFC, para tratar sobre a conjuntura nacional, as perspectivas para o Brasil pós – impeachment e o polêmico pacote de medidas do PL nº 257/16 (atual PEC 241), que representa uma grave ameaça a inúmeros direitos conquistados pelos servidores. Também participaram do debate, o Coordenador Geral do SINTUFCe, José Raimundo e o Coordenador Geral do SINTSEF/CE, Roberto Luque, representando a CUT/CE.

Na ocasião, o Prof. Enio Pontes fez uma exposição sobre as principais dificuldades relacionadas à PEC 241/16. A Emenda propõe que os limites para o exercício de 2017 sejam fixados de acordo com o valor da despesa primária realizada no exercício de 2016, corrigida pela inflação oficial (IPCA). Ainda de acordo com a PEC 241, a regra do reajuste pela inflação, sem crescimento real das despesas, vigorará por 20 anos.

O encontro fez parte de uma programação de paralisação dos trabalhadores da UFC e Unilab, ocorrida durante todo o dia de 6 de julho, em protesto contra o referido Projeto de Lei.

ADUFC obra


Capes lança nova regra de financiamento para os programas de Pós-Graduação

Os Programas de Pós-Graduação das universidade federais brasileiras deverão sofrer grandes mudanças a partir de agora. É que por meio da nova metodologia estabelecida pela Capes, o custeio dos PPG´s, por intermédio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), será baseado na mediana de alunos matriculados nos programas de todas as áreas no País (39 para mestrado e 41 para doutorado), segundo tal matriz. Já para os que se enquadram no Programa de Excelência Acadêmica (notas 6 e 7), a mediana estabelecida é de 70 doutorandos e 45 mestrandos. A novidade foi recebida com grande preocupação pela comunidade acadêmica em todo o Brasil.

Para o Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, a medida é equivocada e trará perspectivas bastante negativas, com grande impacto no funcionamento das universidades federais brasileiras. “Certamente a nova medida terá um grande impacto sobre as Ciências Humanas e Sociais e diminuirá o número de mestres e doutores formados anualmente no Brasil,” destaca ele.

A nova metodologia terá duas consequências diretas: diminuirá o financiamento, tomando por base o ano de 2014, principalmente para os programas maiores, formadores tradicionais de recursos humanos para a pesquisa no País e induzirá os programas a manter o número de alunos próximo ao teto da mediana definida pela Capes, a fim de que o financiamento recebido consiga suprir minimamente as necessidades dos programas.


Avança a reforma da sede da ADUFC-Sindicato

Iniciada no dia 02 de julho com a demolição das duas casas adquiridas pela ADUFC-Sindicato, a reforma da sede avançou a passos largos, com a retirada de todos os resíduos sólidos e entulhos e a terraplanagem do terreno, que recebeu o material que será utilizado para construir os muros e fazer o piso.

O novo espaço, em princípio, será utilizado como uma extensão do estacionamento da sede, oferecendo ainda mais conforto aos associados. “O próximo passo será o resgate da fachada original do prédio, visando mantermos o corredor cultural da Avenida da Universidade”, explica o Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro.


Projeto de Lei Complementar que reajusta salário dos docentes será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos

O Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) 34 (antigo PL 4251), que dispõe sobre reajuste e reestruturação das carreiras dos servidores públicos da educação, incluindo os professores federais, será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou o texto na última quarta-feira (6).

A matéria, de relatoria do Senador José Maranhão (PMDB-PB), altera as tabelas de remuneração para as carreiras do MS e EBTT: 5,5% em agosto de 2016 e 5,0% em janeiro de 2017. Além de restabelecer a lógica nas estruturas das carreiras em três etapas (em agosto de 2017, 2018 e 2019).

Em seguida, os steps entre classes e níveis ficarão constantes, o RT passará a ser proporcional ao VB e os VBs entre os regimes de trabalho passarão a ser igualmente constantes. Se aprovada na CAE, a matéria será apreciada pelo Plenário do Senado e só então será submetida à sanção presidencial.


Professores aposentados participam de passeio a Quixadá

Cerca de 100 professores aposentados da ADUFC-Sindicato participaram de 01 a 03 de julho de um passeio a Quixadá, onde ficaram hospedados no Hotel Vale das Pedras.

No primeiro dia do passeio, os professores fizeram uma visita ao Campus da UFC em Quixadá e foram recebidos pelo Diretor da ADUFC-Sindicato, Prof. Carlos Diego Andrade de Almeida e pela Vice-Diretora do Campus da UFC naquele município, Profª Andréia Libório Sampaio, que na ocasião fizeram uma explanação sobre a estrutura do Campus e o impacto que o mesmo trouxe à região. Em seguida, os professores fizeram um passeio ao Açude do Cedro. À noite, a ADUFC-Sindicato ofereceu um jantar de confraternização aos professores no restaurante do hotel.

No sábado (02), os professores foram ao Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, uma das principais atrações da cidade. À tarde participaram de atividades de lazer e recreação. À noite assistiram à palestra “Ufo em Quixadá”, proferida por Francisco Carlos Ribeiro Saraiva, integrante do Clube da Ufologia de Quixadá, seguida de jantar com música ao vivo no hotel. O retorno aconteceu no domingo, logo após o café da manhã.

A professora Ionele Teixeira Puster considerou o passeio muito positivo e de um agradável convívio entre os professores dos mais diversos departamentos. “Tudo fluiu de forma harmônica, com uma excelente programação em um hotel que oferece uma super estrutura no meio do sertão. A ADUFC-Sindicato, na pessoa do seu presidente, Prof. Leonardo Monteiro, da Profª Mirtes Amorim, membro da Comissão de Eventos da Diretoria de Assuntos dos Aposentados, da Regina e do Paulinho, está de parabéns pela escolha do local e pela excelente programação”, completa ela.


Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição: Leonardo Santana | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]