Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 11 – 01 de julho de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 1 • Nr. 11 • 01 de julho de 2016

Começam as obras de expansão na sede da ADUFC-Sindicato em Fortaleza

Já estão em pleno andamento as obras de expansão da sede da ADUFC-Sindicato. Com a aquisição das duas casas vizinhas à sede (nº 2366 e nº 2370), a ADUFC-Sindicato passou a contar com mais 495 m² de área. Nesta etapa inicial, está sendo feita a demolição das áreas edificadas e a limpeza dos terrenos.

A aquisição dos imóveis foi precedida por estudo de avaliação feito por profissional qualificado do segmento imobiliário. De acordo com o referido estudo, na negociação concretizada pela Diretoria da ADUFC-Sindicato o valor do m² ficou em média 28% abaixo do valor de mercado em relação aos imóveis situados na Av. da Universidade.

“Esta é uma grande conquista para a ADUFC-Sindicato, que passa a contar com um leque de possibilidades em relação ao aprimoramento da estrutura disponibilizada aos seus sócios. Com a ampliação da sede, será possível otimizar o atendimento, implementar novos serviços e proporcionar maior comodidade aos filiados”, avalia o Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro.

O Presidente da ADUFC-Sindicato destaca que também foi feito um estudo para que as fachadas dos dois imóveis adquiridos retornem aos seus projetos arquitetônicos originais. “Queremos devolver à Avenida da Universidade parte do seu patrimônio histórico cultural, resgatando com isso um pouco da história desta importante via de Fortaleza,” explica ele.


Atividades sindicais, regimes de aposentadoria e MCTI estão entre os temas debatidos na reunião da Diretoria da ADUFC-Sindicato com os professores de Russas

A aproximação da ADUFC-Sindicato com os docentes lotados no interior do Estado é uma das marcas da atual Diretoria, que tem dentre os seus objetivos construir um Sindicato igualmente forte e atuante em todos os locais onde a entidade possui filiados.

Por meio do diálogo contínuo e da participação in loco em encontros, reuniões e eventos junto aos professores da Universidade Federal do Cariri, da Unilab e dos Campi da UFC no interior, a atual gestão tem promovido a interiorização das atividades e serviços do Sindicato, guiando-se, sobretudo, pelas percepções apresentadas pelos próprios docentes que atuam nessas localidades, que melhor podem elencar as demandas sindicais das respectivas realidades onde ensinam.

Como parte dessa agenda, a Diretoria, representada pelo Secretário Geral, Prof. Enio Pontes, participou de reunião com os professores do Campus de Russas na última terça-feira, dia 28. O encontro contou a presença do Diretor do Campus, Prof. Lindberg Lima Gonçalves.

O diálogo teve como pauta as atividades sindicais que estão sendo desenvolvidas, questões jurídicas e administrativas da carreira docente como promoção e progressão funcional, o FUNPRESP, os planos Unimed e Uniodonto e os demais convênios. Na ocasião, foram feitas novas filiações à ADUFC-Sindicato e novas adesões aos planos da Uniodonto e da Unimed.

Dentre os assuntos discutidos na reunião, o Prof. George Luiz, do Curso de Engenharia de Produção, destaca os esclarecimentos sobre os planos e convênios ofertados pela ADUFC-Sindicato e o interesse da Diretoria em ouvir dos professores sugestões de parcerias com empresas situadas na região. “Encontros como esse fortificam a relação da ADUFC com seus filiados e são uma oportunidade de conversamos pessoalmente com a Diretoria da entidade sobre parcerias que podem ser firmadas em Russas e sobre formas da ADUFC atuar aqui em benefício dos professores”, disse.

Outro tema tratado foi a recente fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações (MC), contra a qual a ADUFC-Sindicato, em parceria com a Secretaria Regional da SBPC no Ceará (SBPC/CE) e outras entidades, tem construído uma ampla campanha de mobilização.

Para o professor Edvan Cordeiro, do Curso de Engenharia Mecânica, a discussão sobre o MCTI foi de fundamental importância. “Isso mostra que a atuação da ADUFC vai além de questões de âmbito estritamente docente e está sintonizada com as causas de interesse da sociedade de maneira geral, como é o caso da situação do MCTI”, afirmou.

Na oportunidade, o Secretário Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, afirmou que “o nosso trabalho vai no sentido de fazer com que a ADUFC esteja presente e atuante em todos os locais onde o Sindicato possui filiados, difundindo informações sobre as políticas educacionais que afetam a carreira docente, prestando serviços e esclarecimentos jurídicos, fechando convênios, promovendo e apoiando eventos, colhendo sugestões e construindo em cada local uma política sindical adequada à sua realidade”.

A agenda de atividades no Campus de Russas incluiu também jantar junino promovido pela ADUFC-Sindicato. A confraternização teve a participação do Secretário Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, do Diretor do Campus, Prof. Lindberg Gonçalves, e de todos os professores do Campus da UFC em Russas. O evento contou com a animação do autêntico forró pé de serra do conjunto Anderson & Banda.

O Campus

Composto por cinco cursos de graduação, nos quais se distribuem 30 professores, o Campus da UFC na cidade de Russas concretizou-se como instituição estratégica para o desenvolvimento da região do Vale do Jaguaribe, segundo o Diretor da Instituição, Prof. Lindberg Gonçalves.

“O Campus da UFC em Russas foi desde o início planejado para ser um elemento impulsionador de toda a região do Vale do Jaguaribe. Todos os professores do Campus residem em Russas, convivem com a sociedade daqui e atuam como agentes transformadores da realidade local. A presença do Campus está impactando positivamente toda a região no sentido econômico, político, cultural e estrutural”, avalia.

Próximo de completar dois anos de atividade, o Campus da UFC na cidade de Russas conta com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação, nos quais estão distribuídos mais de 500 alunos.

ADUFC em Russas


Projeto de Lei da Câmara dos Deputados que reajusta o salário dos docentes pode ser votado na CCJ do Senado nos próximos dias

O Projeto de Lei 34/2016 da Câmara dos Deputados, antigo PL 4251, que dispõe sobre reajuste e reestruturação das carreiras dos servidores públicos da educação, incluindo os professores federais, pode ser votado nos próximos dias pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

O relator designado para o PLC 34/2016, o Senador José Maranhão (PMDB-PB), apresentou seu relatório na última sexta-feira, dia 24 de junho, mantendo o texto original da Câmara, inclusive rejeitando a única emenda apresentada, de autoria da Senadora Ângela Portela (PT-RR), que introduzia o RSC para os professores dos ex-Territórios. O relator argumentou que qualquer emenda que fosse aprovada faria o texto voltar à Câmara, o que certamente atrasaria a implementação da parcela de 5,5% de reajuste que está previstopara agosto.

A matéria em questão altera as tabelas de remuneração para as carreiras de MS e EBTT, sendo 5,5% em agosto de 2016 e 5,0% em janeiro de 2017, além de restabelecer a lógica nas estruturas das carreiras em 3 etapas: agosto de 2017, 2018 e 2019. Depois, os steps entre classes e níveis ficarão constantes, o RT passará a ser proporcional ao VB e os VB´s entre os regimes de trabalho passarão a ser igualmente constantes.

Após a aprovação na CCJ do Senado, o PLC vai ao Plenário do Senado e posteriormente à sanção presidencial.


Aposentados vão a passeio na cidade de Quixadá

Muita alegria e descontração no embarque dos 100 professores aposentados que estão participando do passeio promovido pela Diretoria da ADUFC-Sindicato à cidade de Quixadá, distante 167 km de Fortaleza.

Os docentes fizeram o trajeto em dois ônibus fretados que partiram da sede da ADUFC-Sindicato na manhã desta sexta-feira, dia 01. A programação do passeio se estende até domingo, com várias atividades. Os professores estão hospedados no Hotel Vale das Pedras.

Durante o dia de hoje, os professores visitaram o Campus da UFC em Quixadá e, em seguida, fizeram uma pausa no Açude do Cedro. À noite os docentes participam de um jantar promovido pela ADUFC-Sindicato no restaurante do hotel.

No sábado, a programação inicia com um passeio ao Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, uma das atrações mais visitadas da cidade, e seguirá durante todo o dia com várias atividades no hotel, incluindo banho de piscina, hidroginástica e música ao vivo.

Banner Passeio a Quixadá


Arraiá da ADUFC reúne mais de 600 professores

Decorada com as cores e os símbolos da tradição junina, a sede da ADUFC-Sindicato recebeu mais de 600 professores na noite da última sexta-feira, 24, para o grande Arraiá.

No evento, os docentes e seus familiares puderam saborear as tradicionais comidas típicas juninas e divertiram-se com as quadrilhas improvisadas e os embalos do autêntico forró regional do grupo Os Moringas.

Arraiá da ADUFC


Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição: Leonardo Santana | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]