Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 09 – 17 de junho de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 1 • Nr. 09 • 17 de junho de 2016

ADUFC-Sindicato e SBPC/CE promovem agenda de ações em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação

Em março deste ano, a Diretoria da ADUFC-Sindicato oficializou parceria com a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/CE), tendo como objetivo a consolidação e o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, ciências humanas e sociais, letras, artes e administração.

A cooperação entre as entidades tem se materializado em uma agenda de ações sintonizadas com as discussões que permeiam o setor de CT&I no País.

Como parte dessa agenda, ao longo de todo o dia 16 de junho, as entidades promoveram uma série de atividades que tiveram início com Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações; seguiu com uma reunião com o Governador do Ceará, Camilo Santana, com a participação da Presidente da SBPC, Profa. Helena Nader, e finalizou com a palestra da professora sobre o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no auditório da ADUFC-Sindicato.

Audiência Pública

ADUFC e SBPC

Articulada nas reuniões em defesa do MCTI promovidas pela ADUFC-SINDICATO e SBPC/CE, a Audiência Pública realizada às 09h da quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, teve o propósito de defender a importância do MCTI para o desenvolvimento nacional e esclarecer a sociedade sobre o risco de retrocesso devido à recente fusão com o Ministério das Comunicações (MC).

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, integrou a mesa de debate da Audiência, que contou com a participação dos deputados George Valentim e Augusta Brito, do Secretário da SECITECE, Inácio Arruda, do Reitor da UECE, Prof. Jackson Sampaio, e do representante da SBPC, Prof. Armênio Aguiar.

Todos foram unânimes em afirmar que a fusão dos dois ministérios é uma regressão, que vai trazer perdas significativas para a CT&I e que é preciso resistir e mobilizar a comunidade científica, que foi pega de surpresa por esse ato unilateral tomado pelo governo interino. Esse é o desafio que está posto, que precisa ser enfrentado através de pressão do parlamento, das entidades representativas e das universidades.

Em sua fala, o Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, reiterou que o Sindicato entende como decisão equivocada a fusão do MCTI com o MC e está mobilizado para pressionar, por meio de seus instrumentos, as instâncias políticas a reverter a decisão.

“Em países desenvolvidos, como EUA e Japão, são intensificados os investimentos em CT&I nos momentos de instabilidade financeira, por entender-se que o setor é fundamentalmente estratégico para a saúde econômica do País. Aqui, estamos fazendo um movimento inverso: neste momento de crise, quando mais deveríamos investir em CT&I, nos deparamos com uma decisão política que enfraquece o setor”, avaliou o Professor.

Também estiveram representadas as entidades NUTEC, CRUC, FUNCEME, FUNCAP, Sinduece, e as instituições UECE, UFC e IFCE.

Durante o debate ficou acertado a produção de uma Carta Manifesto em defesa da Ciência e Tecnologia com a assinatura das entidades representativas do setor e a criação de um fórum permanente para tratar do assunto. Todas as instituições presentes ao debate se colocaram à disposição para enfrentar essa luta, por meio de uma grande ação política que anule a fusão.

Reunião com o Governador

Foto: Carlos Gibaja

ADUFC e SBPC

O Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, representou a entidade na reunião realizada na tarde de quinta-feira (16), no Palácio da Abolição, com o Governador do Estado, Camilo Santana, para tratar dos assuntos que estão na ordem do dia da Ciência, Tecnologia e Inovação nacional.

O encontro teve a participação da Presidente da SBPC, Profa. Helena Nader, além de representantes da SECITECE, UECE, URCA e IFCE.Entre os pontos acordados, o Governador assumiu o compromisso de mobilizar os governadores do Nordeste a aderirem à luta contra a fusão do MCT&I com o MC.

Palestra sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

ADUFC e SBPC

Encerrando a agenda de atividades em defesa da CT&I no dia 16, às 18h, a Presidente da SBPC, Profa. Helena Nader, ministrou palestra sobre o Marco Legal de CT&I no auditório da ADUFC-Sindicato.

Em sua exposição, Helena Nader apresentou um diagnóstico sobre a produção e distribuição científica no Brasil, os impactos da CT&I na economia brasileira e fez uma análise minuciosa da Lei 13.243, conhecida como o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Presidente da SBPC também tratou da fusão do MCTI, ocasião em que alertou para o fato de que a exemplo da extinção do MINC, que só foi revogada devido à mobilização dos artistas, a qual sensibilizou a sociedade brasileira para a gravidade do fato, cabe agora à comunidade científica cerrar fileiras em uma ampla mobilização de pesquisadores e cientistas contra a decisão do governo interino.

“Ciência, Tecnologia e Inovação devem ser políticas de Estado, não de governo. Para isso, é preciso que a sociedade reconheça a importância da pesquisa científica para o País, o que começa pela mobilização da comunidade científica. Neste momento, precisamos da mobilização de toda a comunidade, temos todos que lutar, e lutar não apenas pela volta do MCTI, mas também pela volta de uma política de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse.

A palestra fez parte do Projeto Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará, uma iniciativa da ADUFC-Sindicato em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


Diretoria e Assessoria Jurídica da ADUFC-Sindicato promovem encontro com professores da FFOE para esclarecer dúvidas sobre progressão e promoção funcional na carreira, adicional de insalubridade e periculosidade.

A Diretoria e a Assessoria Jurídica da ADUFC-Sindicato realizaram mais uma apresentação para tirar dúvidas sobre questões da carreira docente. Dessa vez, o encontro foi com os professores da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC (FFOE). O evento aconteceu na terça-feira (14), no Campus Porangabuçu.

Participaram pela ADUFC-Sindicato o Presidente, Prof. Leonardo Monteiro, a Vice-Presidente, Profa. Neile Torres, e os advogados Felipe Albuquerque e Natália Pinheiro, da Assessoria Jurídica.

“Esta é uma iniciativa que a ADUFC-Sindicato vem promovendo com o objetivo de dar mais visibilidade aos serviços que são prestados pelo setor jurídico, no sentido de auxiliar os professores nas demandas referentes a questões que envolvem o exercício do trabalho deles”, explica o Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro.

Na ocasião, foram analisados diversos temas pertinentes à carreira docente, incluindo regimes de trabalho, progressão e promoção funcional na carreira, adicional de insalubridade e periculosidade.

Tendo como objetivo facilitar o acesso dos professores a informações jurídicas e administrativas da carreira docente, as apresentações jurídicas promovidas pela ADUFC-Sindicato nas unidades acadêmicas podem ser requisitadas à Assessoria Jurídica da entidade, por meio do telefone 3066-1801 ou e-mail juridico@adufc.org.br.

Jurídico da ADUFC-Sindicato na FFOE


“O PLP 257 ataca as estruturas do estado e se aprovado irá impor sacrifícios à sociedade, especialmente ao seu lado mais fraco, os servidores e a população mais pobre, que precisam mais dos serviços do estado” (Rosane Cruz – Socióloga e Técnica do DIEESE)

Confira a entrevista que a socióloga e técnica do Dieese, Rosane Cruz, concedeu à assessoria de imprensa da ADUFC-Sindicato. Pesquisadora do mundo do trabalho, Rosane atua no DIEESE há cinco anos e é responsável no Ceará pela subseção do DIEESE na Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), onde atua realizando estudos, produção de boletins, levantamentos de dados econômicos e análises de conjuntura no âmbito dos servidores públicos do Ceará. Clique aqui.


Câmara Federal realiza Seminário sobre os dois anos do Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou na quarta-feira (15) o Seminário “Dois anos do Plano Nacional de Educação”, com o objetivo de fazer um balanço dos avanços e resultados desses dois primeiros anos de implantação do Plano.

O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, representou a entidade no Seminário, que teve a participação do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

No evento, o ministro em exercício afirmou que o modelo de governança do Brasil é centralizador e que é preciso “empreender à frente do Ministério da Educação um modelo de cooperação e de parceria entre os estados e municípios, afinal de contas a educação não acontece no âmbito da união somente. O processo de cooperação é fundamental para que a gente possa alcançar as metas do PNE”, disse.

A programação do Seminário compreendeu três mesas de debate, compostas por deputados e representantes de entidades ligadas à educação. Os debates tiveram os seguintes eixos temáticos: “Dois anos de PNE, resultados e perspectivas”; “Fontes de Financiamento: Como alcançar a meta de 10% do PIB para a Educação?”; e o “PNE e a valorização dos profissionais da Educação”.

O Plano Nacional de Educação determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas para a garantia do direito à educação básica com qualidade. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação; e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior.

Seminário PNE


GT Educação divulga nota sobre o Plano Nacional de Educação

O Grupo de Trabalho Educação, que conta com a participação de diversas representações docentes do País, reuniu-se no último sábado (11) na sede Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB-Sindicato), em Salvador (BA).

O Secretário Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, representou a entidade no encontro, no qual foi elaborada uma Nota sobre o Plano Nacional da Educação. Acesse o conteúdo da nota: clique aqui.


Professores da UFCA festejam tradição junina na sede da ADUFC- Sindicato no Cariri

Em clima de confraternização e alegria, dezenas de professores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) compareceram ao Arraiá promovido pela ADUFC-Sindicato na sede de Juazeiro do Norte, na noite de sábado (11).

Acompanhados por seus familiares, os docentes saborearam as tradicionais comidas típicas do festejo e se divertiram com as quadrilhas e o autêntico forró pé-de-serra embalado pelo conjunto Felipe do Acordeom & Banda.

A noite embelezada pelas cores e símbolos da tradição junina contou ainda com a apresentação surpresa do Coral da ADUFC-Sindicato, que emocionou os convidados com uma interpretação da música “Olha pro céu”, de Luiz Gonzaga.

Professor do Curso de Filosofia da UFCA, no Campus Juazeiro do Norte, Renato Rocha destaca o fator integração proporcionado pelo evento. “É muito importante a ADUFC oferecer esse momento de lazer e integração entre os professores de diferentes cursos. No caso deste evento, é ainda mais oportuno por se tratar da celebração de uma tradição que é muito forte na região”.

Quem também prestigiou o Arraiá foi a Profa. Ariluci Goes, do curso de Biblioteconomia da UFCA. Na opinião da professora, os eventos promovidos pela ADUFC-Sindicato ganham ainda mais importância no contexto dos professores do Cariri, uma vez que a maior parte vem de fora da região. “A maioria dos professores da UFCA vem de fora e muitos moram longe de seus familiares. Momentos de lazer e integração como este, que reúnem em ambiente fraterno colegas, amigos e familiares são sempre valiosos para todos nós”, afirmou.

As comemorações juninas da ADUFC-Sindicato prosseguem durante todo o mês de junho. Já estão agendados os Arraiás dos professores de Sobral e Fortaleza, respectivamente nos dias 22 e 24. Nas outras localidades onde a ADUFC-Sindicato possui filiados, os festejos juninos também estão sendo preparados e as datas serão anunciadas em breve.

Arraia ADUFC-Sindicato, sede Cariri


Aprenda Dança de Salão no Espaço Cultural da ADUFC-Sindicato

Aberto a professores de todas as idades, o curso de Dança de Salão oferecido gratuitamente pela ADUFC-Sindicato acontece semanalmente às quartas-feiras, sempre às 19h, no Espaço Cultural da sede. As aulas são ministradas pelo renomado Prof. Chocolate, da Escola de Dança Espaço Brasil.

Maiores informações: (85) 3066-1818.


Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição: Leonardo Santana | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]