Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 08 – 03 de junho de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 1 • Nr. 08 • 03 de junho de 2016

ADUFC-Sindicato divulga resultado das eleições para as vagas remanescentes do Conselho de Representantes

Encerrou-se às 23h30min de quinta-feira (02/06) a apuração dos votos das eleições para as vagas remanescentes do Conselho de Representantes da ADUFC-Sindicato (Biênio 2015-2017). No total, 694 professores votaram nas urnas instaladas na UFC, UFCA, UNILAB e nas sedes da ADUFC-Sindicato em Fortaleza e Juazeiro do Norte.

Confira a lista de chapas eleitas: clique aqui.


Câmara Federal aprova Projeto de Lei que prevê reajuste para professores

Foi aprovado na noite de quarta-feira, (01/06), o Projeto de Lei 4251/2015, que prevê o reajuste de salários e a reestruturação da carreira de professores do magistério federal.

Com a aprovação na Câmara, o PL segue para o Senado, possibilitando o cumprimento do acordo firmado entre entidades de servidores e Governo Federal no final de 2015, o que garantiria as duas parcelas de reajuste de 5,5% e 5,0%, respectivamente em agosto de 2016 e janeiro de 2017, e as três etapas de reestruturação das carreiras em agosto de 2017, 2018 e 2019.

O PL estava parado na Câmara desde o dia 30 de dezembro de 2015. Na data em que foi aprovado, teve tramitação ultrarrápida, passando em poucas horas e sem nenhuma discussão por seis comissões e pelo plenário. O procedimento, que impediu qualquer possibilidade de melhoria no texto, recebeu críticas de representações docentes, que classificaram a movimentação de pouco transparente e pouco democrática.


Professores da UFC participam de Ato em defesa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Organizado pela ADUFC-Sindicato e pela representação local da SBPC, o Ato em Defesa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ocorrido na quinta-feira, 2, no auditório do Centro de Tecnologia, teve a participação de dezenas de professores da UFC.

O objetivo do Ato foi realizar uma crítica à recente fusão do MCTI com o Ministério das Comunicações, medida que na avaliação do Prof. Lindberg Gonçalves, dirigente da SBPC no Ceará, sinaliza um retrocesso para o setor e pode comprometer seriamente o desenvolvimento econômico do País.

“Sob qualquer aspecto, inclusive o econômico, o conhecimento é o bem mais valioso de uma nação. Portanto, é um contrassenso que o enfraquecimento do MCTI seja apresentado como uma medida de ganho econômico. Manifestamos nossa total repulsa a essa falácia” esclareceu.

No Ato, os professores decidiram por uma agenda permanente de mobilização, somando-se às diversas entidades que em todo o País têm se manifestado contra a fusão dos ministérios.

O Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, propôs, entre outras medidas, que o movimento pressione os Deputados Federais, com o propósito de que a ação reverbere no Poder Executivo.

“Por meio da ADUFC, vamos solicitar uma audiência junto aos Deputados e usar todo o potencial de mobilização do Sindicato contra qualquer retrocesso na CTI, setor que é absolutamente estratégico, sobretudo no contexto de uma economia mundial crescentemente baseada no conhecimento”, afirmou.

Um novo encontro ficou marcado para a próxima quinta-feira, 9, às 17h, na sede da ADUFC-Sindicato. Outro momento importante será a vinda à Fortaleza da Presidente da SBPC, Helena Nader, que ministrará palestra sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, dia 16 de junho, às 18h, no auditório da ADUFC-Sindicato.

Além dos professores da UFC, o encontro de quinta-feira contou com a presença de representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA).

ADUFC e SINTUFCe unificam luta contra retirada de direitos dos servidores públicos


Jurídico Itinerante: projeto inicia com visita a professores do curso de Design de Moda do ICA

Com o objetivo de facilitar o acesso a informações jurídicas relacionadas à atividade docente, a Diretoria da ADUFC-Sindicato deu início ao projeto “Jurídico Itinerante”. A proposta é levar a equipe jurídica do Sindicato aos centros e departamentos de cursos da UFC, UFCA e Unilab e promover, em cada local, um “tira-dúvidas” sobre questões administrativas e jurídicas da carreira docente.

A primeira visita aconteceu dia 30 de maio, no Departamento do Curso de Design de Moda do instituto de Cultura e Arte da UFC, a convite da Coordenadora, Profa. Taciana Viana. O encontro contou com a participação dos diretores da ADUFC-Sindicato Prof. Leonardo Monteiro (Presidente) e Prof. Enio Pontes (Secretário Geral), que foram acompanhados da Assessoria Jurídica do Sindicato. Na ocasião, os advogados Renatto Mello Cruz e Natália Batista, da Assessoria Jurídica da ADUFC-Sindicato, prestaram esclarecimentos sobre diversos temas, incluindo progressão funcional, gratificações e o novo regime de previdência.

ADUFC e SINTUFCe unificam luta contra retirada de direitos dos servidores públicos


Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição: Leonardo Santana | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]