loading...
Sponser

Carreira docente, conjuntura nacional e atividades sindicais são temas de reunião da Diretoria da ADUFC-Sindicato com professores de Crateús

Carreira docente, conjuntura nacional e atividades sindicais são temas de reunião da Diretoria da ADUFC-Sindicato com professores de Crateús

A Diretoria da ADUFC-Sindicato, representada pelo Presidente, Prof. Leonardo Monteiro, participou de reunião com os professores da UFC no município de Crateús na última terça-feira, dia 21. O encontro, que contou com a participação da Diretora do Campus, Profa. Maria Elias Soares, aconteceu na sede provisória da UFC, que funciona no Colégio Primeiro de Janeiro.

A reunião teve o propósito de atualizar o diálogo sobre os diversos temas que estão na ordem do dia em relação à carreira docente, à conjuntura política nacional e às atividades do Sindicato. Também foram discutidas formas de intensificar a atuação da ADUFC-Sindicato na região.

No tocante à carreira docente, foram debatidas questões jurídicas e administrativas, com esclarecimentos sobre promoção e progressão funcional, adicional de insalubridade, regimes de aposentadoria e as ações jurídicas que estão sendo avançadas pela Assessoria Jurídica da ADUFC-Sidicato.

A Coordenadora do curso de Engenharia de Minas do Campus Crateús, Profa. Luísa Gardênia, avaliou a reunião como de extrema importância. “Destaco, sobretudo, os esclarecimentos sobre as questões jurídicas e administrativas da carreira docente, a exemplo da progressão, uma vez que a maior parte dos professores daqui está perto de completar os dois anos. Particularmente para mim, que trabalho com laboratório, também foi de grande serventia os esclarecimentos sobre insalubridade”, disse.

Um dos assuntos da conjuntura nacional tratados no encontro foi o PL 4521/2015, que prevê as duas parcelas de reajustes em agosto de 2016 (5,5%) e em janeiro de 2017 (5,0%) e mais as três etapas de reestruturação das carreiras em agosto de 2017, 2018 e 2019. Recentemente aprovado na Câmara Federal, o PL aguarda apreciação no Senado. Também foram analisados os prejuízos que a aprovação do PLP 257/2016 vai impor ao serviço público, em caso de aprovação no Congresso.

No ponto de pauta que tratou das atividades sindicais, o Presidente da ADUFC-Sindicato falou sobre a expansão da sede da ADUFC-Sindicato em Fortaleza e conversou com os docentes sobre a implementação de uma sede em Crateús e de uma agenda de atividades do Sindicato na região.

O Presidente também esclareceu dúvidas sobre os convênios da Unimed e da Uniodonto e reiterou que é de interesse da Diretoria firmar parcerias também nos interiores. Ficou combinado que os professores de Crateús avaliarão potenciais empresas para que a ADUFC-Sindicato firme convênios na região.

Também foi apresentado o projeto de circulação da assessoria jurídica da ADUFC-Sindicato pelos centros e departamentos de cursos, lembrando-se que a assessoria jurídica está à disposição para prestar atendimento presencial nos interiores a partir de um agendamento prévio.

Segundo o Prof. Welligton Franco, Coordenador do Curso de Ciência da Computação no Campus Crateús, a presença da Diretoria da ADUFC-Sindicato “é importante para promover a aproximação dos sócios com a entidade que os representa, para podermos acompanhar de perto as questões políticas e jurídicas do nosso Sindicato e ouvirmos dos próprios Diretores sobre o andamento das atividades que estão sendo desenvolvidas”, avaliou.

Na oportunidade, o Presidente, Prof. Leonardo Monteiro, afirmou que “além da luta política, o Sindicato deve atuar de forma a oferecer serviços de ponta para os filiados, seja em atividades lúdicas e de caráter associativo, seja na prestação do atendimento jurídico. Esses serviços devem chegar aos sócios com a mesma qualidade, independentemente de onde eles estejam lotados”.

A agenda de atividades em Crateús no dia 21 contou ainda com o jantar junino promovido pela ADUFC-Sindicato no Buffet Acordes.

Sobral 2