Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Seminário Sobre o SNE: primeiro dia de debate reúne especialistas do Brasil, Chile e Argentina

A primeira rodada de debates do Seminário Sobre o Sistema Nacional de Educação aconteceu nesta quinta-feira, 5, tendo a participação de sete expositores, que compuseram as quatro mesas realizadas ao longo do dia.

Professores, sindicalistas e especialistas em políticas educacionais de diferentes regiões do Brasil analisaram os desafios e as perspectivas que se apresentam para a implementação do SNE diante do cenário político e econômico que se configura para os próximos meses. Promovendo uma troca internacional de experiências, o evento contou também com palestrantes convidados do Chile e da Argentina, que discorreram sobre a estrutura educacional de seus respectivos países.

A primeira mesa do dia – “Subsídios Para o Debate do SNE” – foi composta por Artur Bruno, ex-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e que integrou a Comissão Especial que discutiu o Plano Nacional de Educação, pela Profa. Laura Inés Rovelli, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e pelo Prof. Guillermo Scherping, da organização docente Colégio de Professores (Chile). O Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, mediou o debate.

mesa02

“Estrutura e Regulamentação do Sistema” foi o assunto da segunda mesa, com mediação do Prof. Enio Pontes, Diretor da ADUFC-Sindicato, tendo como debatedores a Profa. Madalena Guasco, Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee), o Prof. Heleno Araújo, Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e a Profa. Maria Isabel Filgueiras Ciasca, Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC).

mesa03

Em seguida, as discussões sobre a “Articulação das Esferas Nacional, Estadual e Municipal” tiveram a participação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), Inácio Arruda, da ex-Secretária de Educação Básica do MEC, Profa. Maria Beatriz Luce, e da representante da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Profa. Josete de Oliveira Castelo Branco Sales. A mediação ficou por conta do Presidente da ADUFSCar, Prof. Nivaldo Antonio Parizotto.

mesa04

Encerrando os trabalhos do dia, a quarta mesa, cujo tema foi “A Rede Federal e o SNE”, teve a presença do Presidente do PROIFES-Federação, Prof. Eduardo Rolim, que foi acompanhado pelo Prof. Heleno Araújo, agora representando o Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Profa. Laura Inés Rovelli, representando a Federação Nacional de Docentes Universitários da Argentina (CONADU). A Vice-Presidente da APUB-Sindicato, Profa. Lívia Angeli, mediou o debate.

A programação segue amanhã, 6, com análises sobre “O SNE e os Desafios do Financiamento da Educação Brasileira”, às 9h, e “O Papel das Entidades Sindicais da Educação no Debate do SNE”, às 11h. Às 14h, será realizada a palestra “As Perspectivas de Construção do SNE”, seguida de plenária de debates.

O Seminário Sobre o Sistema Nacional de Educação, uma realização da ADUFC-Sindicato e do Proifes-Federação, acontece no Hotel Gran Mareiro da Praia do Futuro (Fortaleza-CE).

plateia-dia05

 

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]