Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Seminário tem início com participação de especialistas, professores e estudantes de todo o País

Teve início na noite desta quarta-feira (4) o Seminário Sobre o Sistema Nacional de Educação – Desafios e Perspectivas, evento que reúne especialistas, professores e estudantes de todo o País para debater sobre a implementação do SNE.

O Seminário, que acontece no Hotel Gran Mareiro da Praia do Futuro (Fortaleza-CE), conta com seis mesas de debate que serão realizadas a partir de amanhã (5) e prosseguirão até sexta-feira (6).

Na solenidade de abertura ocorrida na noite de hoje, o Presidente do PROIFES-Federação, Prof. Eduardo Rolim, afirmou que, diante do atual contexto político e econômico do país, o Seminário tornou-se um instrumento de mobilização em prol das conquistas educacionais construídas pelos sindicatos e organizações ao longo dos últimos anos, que devem ser preservadas independentemente dos desdobramentos políticos que virão.

“Esse evento é uma oportunidade de continuarmos as discussões sindicais que estamos fazendo e vamos continuar a fazer. O que importa para nós é que a luta sindical nunca deixou de existir e sempre continuará a existir. Não aceitaremos que qualquer governo retroceda nas conquistas da educação ou que volte atrás dos acordos firmados. Não abriremos mão do PNE, que é uma conquista do povo brasileiro, e continuaremos nossa luta pela implementação do SNE. O tema que estamos discutindo só é desconexo da realidade atual para aqueles que não acreditam na educação nacional. A universidade sempre foi o espaço da resistência democrática no Brasil”.

Encerrando a solenidade, o Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, destacou que o Seminário vem sendo construído desde o ano passado, quando havia um cenário político diferente, mas que em função do momento atual tornou-se uma oportunidade de referenciar as conquistas da educação e refletir sobre os próximos passos do movimento docente.

“Com a qualidade dos palestrantes que conseguimos reunir, poderemos reafirmar todas as conquistas que tivemos e acrescentar novos elementos para enriquecer as discussões sobre os rumos da educação. Vamos tirar daqui proposituras para o futuro da educação e sairemos mobilizados para as lutas e batalhas que virão”.

Também participaram da mesa de abertura o Pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques; a representante da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Profa. Terezinha Holanda; a Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Madalena Guasco e o Coordenador do Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEESP), Reginaldo Soeiro.

Sindicatos docentes de diversas universidades estiveram representados – ADUFG, ADURN, ADUFRGS, ADUFSCar, APUB, ADAFA, SINDUFMA, Sindiedutec e SINDPROIFES.

O evento contará ainda com debatedores da Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e do Colégio de Professores (Chile). A programação completa com as mesas e respectivos temas está disponível no site www.adufc.org.br/sne. As inscrições ainda podem ser realizadas presencialmente no local do evento.

plateia

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]