Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Índice de reajuste negociado pela Diretoria da ADUFC-Sindicato no convênio com a Unimed é o menor dos últimos anos

Após uma série de reuniões, a Diretoria da ADUFC- Sindicato concluiu as negociações com a Unimed, alcançando o índice de 5,5% de reajuste nas contribuições mensais de outubro de 2015 a setembro de 2016 – uma redução de 11,4% em relação à proposta inicial da empresa, que era de 16,9%.

As negociações tiveram como base os dados fornecidos pela Unimed referentes aos três últimos anos do convênio – incluindo receitas, despesas e índices de utilização. De posse dos números, a Diretoria da ADUFC-Sindicato reativou a comissão que tratava deste assunto e, em parceria com uma consultoria especializada contratada pela entidade, apresentou à empresa um estudo indicando que os dados evidenciavam que os reajustes praticados não levaram corretamente em consideração as quedas dos índices de utilização, principalmente nos dois últimos anos, quando a utilização ficou abaixo do limite de 70% estabelecido pela Unimed. Em 2013, o índice de utilização foi de 64,86% com reajuste de 13,50%, ao passo que em 2014 o índice de utilização foi de 59,18%, com reajuste de 12,50%.

Nos meses de outubro e novembro, a contribuição terá como índice de reajuste o percentual de 12%, número acordado antes do término das negociações como medida preventiva a futuros acréscimos. A partir de dezembro, será aplicado o índice negociado de 5,5% – de outubro de 2015 a setembro de 2016 – havendo a restituição dos valores excedidos nos dois meses anteriores. A forma da restituição está sendo formatada pela Diretoria da ADUFC-Sindicato em conjunto com a Unimed, e em breve será comunicada aos associados.

Para a Vice-Presidente da ADUFC-Sindicato, Profª. Neile Torres, as negociações foram exitosas. “Temos, ainda, o compromisso da Unimed de buscarmos o equilíbrio financeiro com segurança, tendo o patamar de 70% de utilização como meta e de estabelecermos um processo de acompanhamento continuado dos nossos planos”, acrescenta.

O resultado das negociações foi apresentado em reunião na sede da ADUFC-Sindicato na terça-feira, dia 20 de outubro. Na ocasião, o Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, ressaltou que a conquista está inserida na proposta da Diretoria de “promover uma gestão que atenda as demandas dos professores de forma eficaz e transparente, por meio de ações que resultem em ganhos concretos para os associados”.

Diretoria ADUFC-Sindicato

Biênio 2015 – 2017

1 Comentário

  • Prof. Luiz Carlos A. Pinto
    Postado 21 de outubro de 2015 no 18:20

    Gostaria de parabenizar a diretoria da ADUFC por esta importante vitória na ‘queda de braço’ com a Unimed. Na verdade, veio em parte atender meu pedido de congelamento das mensalidades, o que seria mais correto e sensato a fazer, uma vez que não recebemos nada de reajuste neste ano, mas de qualquer forma, 5,5% é bem melhor que 12%. Faço uma sugestão: os 6,5% de reajuste que pagaremos a mais em outubro e novembro, que venha como desconto nas faturas de dezembro/15 e janeiro/16. Seria um alento para todos nós!!

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]