Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

COMUNICADO DO COMANDO LOCAL DE GREVE A RESPEITO DA PARALISAÇÃO DAS AULAS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DURANTE A GREVE DOS PROFESSORES E ESTUDADES.

O Comando Local de Greve, com bases nas decisões da Comissão de Ética e da Assembleia Geral realizada em 30 de setembro de 2015, informa que com a deflagração da greve dos professores na Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Cariri, diversas atividades foram paralisadas (ver diretrizes no Blog, sítio e Facebook da ADUFC e dos Comandos Locais de Greve Docente e Discente), dentre elas, as aulas na graduação e pós-graduação.

Lembramos, sobremaneira, que o docente que continua ministrando aulas em completo desrespeito à deliberação democrática do plebiscito e à comunicação formal da greve à Reitoria realizada pela ADUFC-Sindicato, deverá repor as aulas para todos os alunos que ora estejam ausentes de sala de aula, seja porque estão em greve e/ou solidários com a paralisação docente.

Informamos, ainda, que, segundo o reitor em exercício prof. Custódio Almeida, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE irá ajustar o calendário universitário ao final de nossa paralisação com vistas, também, à reposição de aulas de todas as disciplinas. Historicamente, esse tem sido o procedimento adotado ao final de um período de paralisação em função do movimento grevista. A reposição de aulas tem sido adotada ao final das greves, principalmente porque nenhum discente poderá ser prejudicado pelo motivo de não ter assistido aula durante o período de greve dos docentes. Sobre o assunto, ver Ofício Nº 609/2015/GR/UFC de 14 de setembro de 2015 no sítio da ADUFC-Sindicato: http://www.adufc.org.br/v2/

Reforçando ainda mais essa posição da Reitoria, no dia 30 de setembro de 2015, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, encaminhou mensagem eletrônica aos coordenadores de curso da UFC, informando que: “A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa que todas as datas previstas no Calendário Universitário, relativas ao ensino de graduação na Universidade Federal do Ceará (UFC) serão revisadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), durante a aprovação do calendário de reposição, que acontecerá após o término da greve.”

Portanto, a Comissão de Ética, orientada pelas diretrizes aprovadas pelo Comando Local de Greve da UFC em 15 de Setembro de 2015, reafirma que as aulas na graduação e na pós-graduação devem ser totalmente paralisadas, tendo em vista, inclusive, que a reposição das mesmas ocorrerá após o fim da greve, em conformidade com as orientações da Reitoria da UFC e da Pró-Reitoria de Graduação.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]