Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Informativo da Greve – 24 de setembro de 2015

 

?ACESSE A PÁGINA DO COMANDO DE GREVE NO FACEBOOK PARA ACOMPANHAR AS ATIVIDADES DE GREVE

ACESSE O BLOG DA GREVE PARA SABER INFORMAÇÕES SOBRE AS MOBILIZAÇÕES LOCAIS E NACIONAIS

[NACIONAL] Ato em Brasília reúne servidores públicos federais e conta com a participação de docentes da UFC e da UFCA

A comitiva de docentes da UFC e da UFCA participou esta manhã do Ato dos Servidores Públicos Federais e dos Movimentos Sociais contra os cortes na educação, moradia e pela valorização salarial dos servidores. A manifestação reuniu diversas categorias do serviço público federal no Ministério da Fazenda em Brasília, entre estas, docentes e técnico-administrativos das IFES, auditores fiscais, servidores de ministérios e contou com a participação de estudantes e movimentos sociais, tais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Nas falas dos participantes, destacou-se o repúdio ao conjunto de medidas anunciadas recentemente pelo Governo Federal, o qual indica cortes no orçamento gastos e o adiamento do reajuste salarial dos servidores para agosto de 2016. Os educadores participantes do Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária (ENERA) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) protestavam em Brasília pelo fortalecimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e passaram pelo ato solidarizando-se com o nosso movimento. O Comando Nacional de Greve dos Docentes, que conta com representantes da UFC e da UFCA, convocou um ato para esta quinta, 24 de setembro, em Brasília, voltado especificamente para a pauta dos docentes federais em greve e os professores da UFC e da UFCA que estão na capital federal participarão da mobilização.

?

??[LOCAL] Ato em Fortaleza reúne servidores públicos federais e repudia intolerância política

Na manhã de hoje, enquanto Brasília sediava o Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos Federais, atos unificados ocorreram em todos os estados. Em Fortaleza, o ato aconteceu na Receita Federal, reunindo docentes federais, servidores técnico-administrativos, estudantes e diversos representantes de movimentos sociais e sindicais. Em suas falas, os representantes disseram “não” ao arrocho econômico do Governo Federal, que responsabiliza os servidores públicos e isenta banqueiros e grandes corporações de assumirem sua parcela de culpa na crise econômica. A precarização do serviço público, o risco de extinção da CGU, a privatização do ensino e da saúde, foram alguns dos temas debatidos. Ao final, foi feita uma moção de apoio à luta do povo Sem Terra e contra a intolerância política, em virtude do episódio ocorrido na noite do dia 22 de setembro, no Aeroporto de Fortaleza quando um pequeno grupo de manifestantes reacionários recebeu João Pedro Stédile, membro da coordenação nacional do MST, recepcionado da professora Adelaide Gonçalves, do departamento de História da UFC, com gritos de ódio e xingamentos.

?

[ATIVIDADE DE GREVE] Comando de Greve promove atividade com pesquisador que identificou aspectos privatistas na expansão do Ensino Superior brasileiro

Nessa sexta-feira (25), às 9 horas, no Auditório Rachel de Queiroz (CH2-UFC) teremos como atividade de greve uma palestra sobre “A expansão do ensino superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil?”. O convidado é o Prof. Valdemar Sguissardi (UFSCAR/UNIMEP) que estará em Fortaleza para nos apresentar o estudo diagnóstico da expansão do Ensino Superior no Brasil, no período de 2002 a 2012. O estudo do professor evidencia o processo de mercantilização promovido pela política pública para o ensino superior no país. A palestra será transmitida via vídeo-conferência para os campi do interior.
O Prof. Doutor Valdemar Sguissardi é licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966); mestre (1972) e doutor (1976) em Sciences de l’Éducation – Université de Paris X, Nanterre, França; Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992) e professor aposentado da Universidade Metodista de Piracicaba (2010). É autor do livro “Universidade brasileira no século XXI – Desafios do presente”, além de uma dezena de outros livros, uma centena de capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, versando, principalmente, sobre a  educação superior, política de educação superior, reforma da educação superior, público e privado na educação superior.

A palestra faz parte do calendário de atividades da greve dos docentes da UFC e UFCA, a qual completou um mês na última sexta-feira (18/9). A greve é parte de um movimento nacional de paralisação iniciado há mais de 100 dias e que já chega a atingir cerca de quarenta e cinco (45) Instituições Federais de Ensino Superior. Os docentes, que já se posicionaram de forma contrária aos cortes orçamentários propostos pelo Governo Federal, defendem mais investimentos na educação pública, melhores condições de trabalho, valorização salarial de ativos e aposentados e a reestruturação da carreira do magistério federal.

* Leia nestes links alguns dos artigos do Prof. Valdemar Sguissardi:
Consulte aqui o Currículo Lattes do Prof. Valdemar Sguissardi.
Serviço: Palestra “A expansão do ensino superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil?” com Prof. Valdemar Sguissardi (UFSCAR/UNIMEP). Dia 25 de setembro de 2015 no Auditório Rachel de Queiroz, às 9 horas.

Mais informações: Comissão de Comunicação e Mobilização do Comando de Greve dos Docentes da UFC e da UFCA:

(85) 999851388 (Profa. Glícia Maria Pontes Bezerra – Curso de Comunicação Social – UFC)

??[AGENDA DA GREVE] Confira o calendário de atividades do dia 24/09 (quinta-feira)

?

?

????[AGENDA DA GREVE] Confira algumas atividades desta semana

24/09 – Ato dos docentes federais em Brasília

25/09 – Palestra com o Prof. Valdemar Sguissardi “A expansão do ensino superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil?”. Auditório Rachel de Queiroz (9 horas)

25/09 – Cine Ciborgue – PIBID Educação em Direitos Humanos: Gênero e Sexualidade na Escola. Exibição do filme Milk a partir das 14 horas, na Casa Amarela Eusélio Oliveira.

??

PARA ENVIAR INFORMAÇÕES, ESCREVA PARA A COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMANDO DE GREVE: ccm.greve2015@adufc.org.br

?PARA CADASTRAR ATIVIDADES DE GREVE, ESCREVA PARA A COMISSÃO DE ÉTICA DO COMANDO DE GREVE: comissaoetica@adufc.org.br

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]