Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Informativo da Greve – 21 de setembro de 2015

?ACESSE A PÁGINA DO COMANDO DE GREVE NO FACEBOOK PARA ACOMPANHAR AS ATIVIDADES DE GREVE
ACESSE O BLOG DA GREVE PARA SABER INFORMAÇÕES SOBRE AS MOBILIZAÇÕES LOCAIS E NACIONAIS

[NACIONAL] Artigo de Vladimir Safatle “A crise como álibe”

O Professor da USP, Vladimir Safatle, publicou na sexta-feira, dia 18 de setembro, um artigo no jornal Folha de São Paulo sobre o último anúncio de cortes de gastos feito pelo governo. O autor questiona: “o que é melhor: retirar a gratuidade do SUS, levar a classe média pobre a pagar universidades públicas ou obrigar os mais ricos a arcarem com a conta da crise?” Leia o artigo no site da Folha ou aqui na nossa página.

??[LOCAL] Pautas locais, democracia e orçamento são discutidos em Audiência Pública na UFC

 

Na tarde de sexta-feira, 18 de setembro, reuniram-se professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal do Ceará, em audiência pública com o Reitor em exercício, Professor Custódio Almeida.  A realização da audiência foi resultado da unidade dos três segmentos em greve e também da mobilização do Comando Local de Greve dos professores que solicitou um debate público sobre as pautas locais aprovadas pelos docentes.

Na composição da mesa participaram representantes das três categorias em greve: André Vasconcelos Ferreira (Docente), José Raimundo Soares da Silva e Maria de Lurdes Souza (Servidores Técnico-Administrativos) e João Barbosa e Keila Lima (Estudantes) e o presidente do sindicado docente (ADUFC), Leonardo Monteiro, que iniciaram os trabalhos com falas sobre o momento vivido pelo país e as motivações para a greve nesse contexto.

As pautas locais propostas pelos docentes foram respondidas por escrito pelo Reitor em exercício no dia 14 de setembro e suas respostas foram apreciadas pelo conjunto dos professores na assembleia do dia 17 de setembro, quinta-feira, quando um novo documento de réplica às respostas da administração superior foi aprovado. Na audiência, o Prof. André Vasconcelos, representante do Comando Local de Greve dos Docentes da UFC, apresentou este novo documento aprovado pelos professores, o qual, entre outros pontos, ressalta que a greve deve ser reconhecida e apoiada pela administração superior através da convocação dos seus Conselhos Superiores (CEPE e Consuni), garantindo que o calendário seja redefinido após o fim do movimento grevista e também assegurando o direito à greve para professores substitutos, visitantes e em estágio probatório.

Em sua fala, o Reitor em exercício comentou as pautas locais, destacou a expansão da UFC nos últimos anos, a internacionalização institucional e deu informações sobre a divulgação da gestão orçamentária dos últimos dez anos. Na sequência, os participantes, que lotaram o auditório do Centro de Ciências, fizeram perguntas, divididas em três blocos, respondidas pelo Professor Custódio Almeida. Os destaques foram para os cortes na educação, a desvalorização dos salários dos servidores e docentes, e a assistência estudantil, que, num momento de ampliação da universidade pública, não tem sido suficiente para garantir a permanência dos alunos. Além disso, se discutiu a necessidade de reajuste e reformulação das bolsas de iniciação acadêmica. Em relação à pauta local, alguns temas se sobressaíram como: a necessidade de discussão sobre a paridade nas eleições, a transparência na gestão do orçamento, novas vagas para professores efetivos e técnicos administrativos e solicitação de empenho da reitoria na busca para o atendimento às reivindicações em âmbito nacional e local. Nesse sentido, os docentes ressaltaram a necessidade de que a administração superior firme compromissos com os três segmentos, atendendo às suas pautas, e demonstre de forma prática como enfrentará os problemas relacionados aos cortes e às restrições orçamentárias, de maneira a não comprometer a qualidade das nossas atividades e das nossas condições de trabalho.

A audiência faz parte de um conjunto de ações dos comandos no sentido do fortalecimento da greve, ações estas que deverão continuar nessa semana com a realização de atos nacionais nos dias 23 e 24 de setembro. O Comando Local de Greve deverá ainda avaliar a audiência e encaminhar as próximas atividades de discussão sobre a pauta local.

?[AGENDA DA GREVE] Confira o calendário de atividades do dia 21/09 (segunda-feira)

?[AGENDA DA GREVE] Confira algumas atividades desta semana

22/09 – Roda de Diálogo: Conselhos Tutelares e o Processo de Escolha dos Conselheiros; dia 22.09 (terça), de 14:30 às 16:30h; no Auditório Rachel de Queiroz. Somos: NUCEPEC, NEGIF, Comando de Greve  Estudantil da Psicologia, LABRI, Grupo de Pesquisa sobre Violência Infanto-Juvenil e Territórios Urbanos. Apoio: Fórum DCA e Diaconia.

23/09 – Ato unificado com os servidores públicos federais (horário e local a confirmar)

23/09 – Participação da comitiva de professores da UFC e UFCA no ato dos servidores públicos federais em Brasília

25/09 – Palestra com o Prof. Valdemar Sguissardi “A expansão do ensino superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil?”. Auditório Rachel de Queiroz (9 horas)

25/09 – Cine Ciborgue – PIBID Educação em Direitos Humanos: Gênero e Sexualidade na Escola. Exibição do filme Milk a partir das 14 horas, na Casa Amarela Eusélio Oliveira.

PARA ENVIAR INFORMAÇÕES, ESCREVA PARA A COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMANDO DE GREVE: ccm.greve2015@adufc.org.br
?PARA CADASTRAR ATIVIDADES DE GREVE, ESCREVA PARA A COMISSÃO DE ÉTICA DO COMANDO DE GREVE: comissaoetica@adufc.org.br

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]